Cremeb integra programação do 67º Congresso Brasileiro de Anestesiologia com julgamento simulado
13 de novembro de 2022
Os participantes do 67º Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA) 2022, que acontece no Rio de Janeiro (RJ) até a próxima terça-feira, dia 15.11, tiveram a oportunidade de assistir ao vivo a um julgamento simulado de Processo Ético-Profissional (PEP) no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). A iniciativa aconteceu na sede da autarquia federal, em Salvador, no último sábado (12.11), e foi transmitida online para os participantes do Congresso.
A atividade foi conduzida pelo presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, na sede do Conselho, e pelo conselheiro e anestesiologista José Abelardo de Meneses, no Rio de Janeiro. Diante de uma situação fictícia, 15 conselheiros e dois advogados – Érica Meneses e Leonardo Viera -, reproduziram um julgamento ético-disciplinar, atuando como denunciantes, denunciados, advogados, relatores e conselheiros.
Dr. Marambaia aproveitou a oportunidade para dizer que o plenário do CRM é um lugar qualificado para julgar problemas da medicina: “Me preocupa muito quando colegas se queixam ou não querem se envolver com o sistema conselhal. É a anuidade que pagamos que faz com que o sistema seja independente e os colegas tenham um julgamento pelos seus pares. Um julgamento não corporativo, justo e feito por quem conhece e pratica a medicina”.
Colaboradora pela segunda vez de julgamento simulado do Cremeb, a advogada Érica Meneses parabenizou a iniciativa e disse que é sempre uma experiência enriquecedora: “É uma forma de aproximar os próprios médicos do funcionamento do Conselho, de uma prática ética, e de estimular a curiosidade para conhecer o Código de Ética Médica”. “É um grande potencial de divulgar o que acontece em um julgamento. Achei fantástico e fiquei muito satisfeito em participar”, declarou o advogado Leonardo Viera, que estreou na atividade educativa.
Dr. Abelardo explicou que o julgamento simulado integrou a programação do Fórum de Ética Médica do CBA 2022, evento proposto pelo conselheiro e também anestesiologista Jedson Nascimento, que também participou do evento no Rio de Janeiro. “A tarde foi o momento mais esperado: o julgamento simulado com características realísticas. O público demonstrou interesse, tanto que não vi ninguém distraído, conversando ou consultando o smartphone”, afirmou ele, agradecendo a equipe da retaguarda do Cremeb, que trabalhou para que o evento acontecesse a contento.
“O resultado do simulado foi excelente. Foram cerca de 2 horas de atividade que, de fato, houve uma interação grande com a equipe. Parabenizo o Cremeb pela iniciativa”, falou o conselheiro Jedson Nascimento.