Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb homenageia médicos e instituições no Dia do Médico

23 de outubro de 2017

“Aos colegas que completam 50 anos de exercício da medicina sem sofrer sanções éticas, o nosso respeito e admiração. Obrigada, sobretudo, pelo exemplo. Parabéns!”. Foi com esse reconhecimento que a presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Consa. Teresa Maltez, fez menção aos 80 médicos homenageados pelo Conselho com o Diploma Ético-Profissional, durante a solenidade do Dia do Médico, na última quarta-feira (18 de outubro). Em seu discurso, a presidente fez também um resgate histórico para lembrar que o transplante cardíaco realizado pelo Dr. Christian Barnard 1967 ajudou na evolução técnica e científica da medicina, mas “o que faz pulsar verdadeiramente os corações dos médicos e os tornam especiais é a capacidade de amar o próximo”.

Dentre os homenageados, estava a médica fiscal do Cremeb, Dra. Marli Piva Monteiro, escolhida pelos condecorados a porta voz da turma graduada em 1967. “E o que significa ser médico? É ser capaz de imaginar que há sempre algo a ser feito para aliviar a dor de alguém. É desafiar-se para responder ao apelo do outro”, entoou durante sua fala, Dra. Marli, servidora do Cremeb há 14 anos, com orgulho da escolha feita ainda 1962, quando ingressou na faculdade. Dentre as lembranças registradas na sua fala, a médica lembrou da Escola Bahiana de Medicina, que em 2017 completa 65 anos, e pontuou sobre os desafios da profissão que lida diretamente com a vida e a morte.

A noite foi marcada também pela outorga de citação elogiosa aos médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), representado pelo seu Coordenador Central, Dr. Ivan de Mattos Paiva Filho; da Unidade de Pronto Atendimento de Mar Grande, representada pelo seu diretor médico, Dr. Joel da Cruz Carvalho Filho; e do Hospital Geral de Itaparica. A homenagem foi um reconhecimento do Cremeb pelos esforços empenhados durante o resgate das vítimas do naufrágio da lancha Cavalo Marinho I, ajudando a salvar vidas e reafirmando a sua dedicação à saúde da sociedade em geral, sempre atentos ao zelo e trabalho no perfeito desempenho ético da Medicina.

Como de praxe na solenidade de Dia do Médico, a cerimônia ilustrou a transmissão do cargo de coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas da Bahia (Cosemba), instituído pelo Cremeb, Associação Baiana de Medicina (ABM) e Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed). Conforme Regimento Interno, que prevê um rodízio anual entre as três entidades, quem ficará à frente do Cosemba nos próximos 12 meses é o Sindimed, representado no evento pelo seu presidente, Dr. Francisco Magalhães.

Além da presidente do Cremeb, compuseram a mesa o conselheiro Jorge Cerqueira, organizador do evento; o segundo vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Jecé Brandão; o conselheiro corregedor do Cremeb, José Abelardo de Meneses; a conselheira Tatiana Aguiar; o presidente da ABM, Robson Freitas; o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães; o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Luis Fernando Adan; a reitora da Escola Bahiana de Medicina, Maria Luisa Soliani; o presidente da Academia de Medicina da Bahia, Antônio Carlos Vieira Lopes; e o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do Ministério Publico baiano, Rogério Queiroz.

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.

 

Compartilhe: