Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb fiscaliza fechamento do Centro Cirúrgico do Ernesto Simões

3 de março de 2017

As motivações que suspenderam o funcionamento do Centro Cirúrgico do Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF), em Salvador, foram o a alvo da fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) durante a manhã de quinta-feira (02/03). O conselheiro César Amorim e o médico fiscal do Cremeb, Ildo Simões, foram recebidos pelos gestores do hospital para entenderem sobre a decisão de fechamento da ala que está em reforma desde o dia 22 de fevereiro. Apesar das medidas adotadas para diminuir o impacto da interrupção do serviço, cerca de 60% das cirurgias realizadas por mês no hospital não estão sendo executadas.

O Diretor Geral do HGESF, Dr. Luis Carlos Galvão, explica que a necessidade de reformar o telhado e o forro do Centro Cirúrgico surgiu por uma infestação de pombos no teto, mas aproveitou-se a situação para modernizar toda a estrutura em uma só obra. “Quando decidimos por fechar a ala, recebemos o secretário de Saúde (Fábio Vilas-Boas) e chegamos num consenso de que era melhor paralisar o setor para uma reforma completa, ao invés de só resolver o problema dos pombos que criam ninhos, moram e deixam suas excreções nas canaletas do telhado”, explicou Galvão. Em determinadas situações, larvas de insetos caíram do telhado nas salas do Centro Cirúrgico.

Apesar do fechamento da ala, algumas medidas foram adotadas para que a população não fique totalmente desassistida com a diminuição da oferta de cirurgias. “Algumas estão sendo realizadas na sala de cirurgia da Emergência do próprio Ernesto Simões. Os procedimentos oncológicos estão sendo transferidos para o Hospital Octávio Mangabeira, enquanto as cirurgias buco-maxilo-facial são transferidas para o Hospital São Rafael”, garantiu o diretor. Ainda de acordo com o médico, o Centro Cirúrgico do HGESF estará pronto e funcionando em 45 dias a contar da data início das obras, que começaram no dia 24 de fevereiro.

Foi informado à fiscalização que as obras pretendem modernizar, mas não vão aumentar o número de leitos nem a gama de serviços oferecidos pela unidade. O Centro Cirúrgico continuará operando com cinco salas, realizando cirurgias de alta complexidade, cirurgias vasculares, ortopédicas e oncológicas. Além do Diretor Geral, o Diretor Médico do Hospital, José Higino Cartaxo, também acompanhou a fiscalização do Cremeb.

Compartilhe: