Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb e Faculdade Baiana de Direito realizam julgamento simulado para alunos de pós-graduação

6 de maio de 2022

Entendendo a importância da prática na formação acadêmica, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e a Faculdade Baiana de Direito realizaram, hoje (06.05), mais uma simulação de julgamento de Processo Ético Profissional (PEP) com os alunos das 2ª e 3ª turmas do curso de pós-graduação em Direito Médico, da Saúde e Bioética da instituição de ensino. A atividade foi realizada de forma híbrida, com os alunos do curso, que participaram presencialmente da iniciativa na sede do Conselho, e conselheiros do Cremeb.

A sessão, que foi presidida pelo conselheiro José Abelardo de Meneses, seguiu o rito processual de julgamento de um PEP, atribuindo aos alunos da especialização os papéis fictícios de denunciante, denunciados, conselheiros, bem como advogados de defesa e de acusação. “Essa iniciativa é uma oportunidade para os alunos colocarem em prática o que ensinamos na sala de aula. Por mais que os professores tenham uma boa didática, a vivência é diferente”, declarou ele, que é coordenador do evento e professor da disciplina Estrutura e Julgamento no Tribunal de Ética Médica.

Para o presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, que participou do simulado de forma online, é um muito satisfatório saber que a autarquia está contribuindo para a formação de novos profissionais, “mostrando as rotinas e nuances do Processo Ético Profissional na sua fase final de julgamento”. “A presença de vocês na nossa casa é um prestigio. Que essa atividade possa aumentar ainda mais o conhecimento de todos nós”, declarou ele.

Uma das coordenadoras do curso, a advogada Ana Thereza Meirelles, comentou que esse simulado foi planejado desde a formação da pós-graduação: “A gente entendia a necessidade de sair da sala de aula, vir para a prática e estar ao lado dos médicos para compreender como ocorre um julgamento de um profissional da medicina. Portanto, esse momento tem um simbolismo muito grande para eles [alunos] e para nós também [professores]”, afirmou ela.

A outra coordenadora do curso, a advogada Camila Vasconcelos, fez questão de pontuar que, na sua opinião, o Cremeb é o melhor lugar no Brasil para o exercício da advocacia e direito médico. “Já tive a oportunidade de advogar em outros conselhos e em outros regionais, mas o Cremeb é precursor em diversas questões e isso me deixa muito feliz. Quero agradecer a todos, mas em especial ao professor José Abelardo, que é um grande professor e conselheiro.

Participando na função de secretário da sessão, o segundo 2º secretário do Cremeb, conselheiro Antonio Edson Júnior,  elogiou a iniciativa: “Parabenizo os organizadores deste projeto, principalmente, aos alunos que se dedicaram e fizeram a sua parte com excelência. Tenho a certeza de isso se deve ao fato de terem bons professores”, enfatizou ele.

Compartilhe: