Conheça nossas redes sociais

Notícias

Parceria: Cremeb e Abramet alertam sobre registro em documentos médicos

2 de março de 2017

abramet_cremeb

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), através da sua regional baiana, uniram forças para alertar a comunidade médica sobre a importância de registrar o código relativo aos acidentes de trânsito nas Declarações de Óbito e em outros documentos médicos que registrem a natureza das patologias. A colaboração entre as instituições busca melhorar a percepção desse agravo à saúde, uma vez que a análise de dados através de documentos médicos ajuda o aprimoramento da medicina no intuito de evitá-los ou mitigar suas consequências.

Para o diretor nacional da Abramet, Dr. José Montal, o adequado preenchimento dos documentos que constam o campo de código da enfermidade colabora diretamente com a evolução do enfrentamento às causas dos problemas. “Se o correto enquadramento epidemiológico é imprescindível para a formulação de políticas de enfrentamento de qualquer enfermidade, não é difícil imaginar a dimensão do dano provocado quando negligenciamos a correta indicação das causas externas responsáveis pela denominada doença do século XXI, o trauma decorrente dos eventos de trânsito, habitualmente identificados como “acidentes”.

A indicação está em consonância com a X Classificação Internacional de Doenças (CID), documento que visa padronizar a codificação de doenças e outros problemas relacionados à saúde. Conhecido como CID-10, nele as ocorrências relativas aos acidentes de trânsito estão englobados na letra ‘V’. Exemplo: V23 – Motociclista Traumatizado em Colisão Com um Automóvel (carro), pick Up ou Caminhonete. Clique aqui e veja todas as classificações relativas ao trânsito na CID-10.

“Com esta ação estaríamos evitando que os infortúnios da mobilidade fossem inseridos no rol das doenças negligenciadas. Na medicina, como no trânsito, é preciso estar com a atenção permanentemente voltada para a administração dos riscos”, explica Antônio Meira, presidente da Abramet na Bahia. A cooperação foi firmada em uma reunião na sede do Cremeb, onde os diretores nacional e local da Associação, Drs. José Montal e Antônio Meira, respectivamente, foram recebidos pela presidente do Cremeb, Dra. Teresa Maltez, e pelo conselheiro Jorge Cerqueira.

Compartilhe: