Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb discute a crise das maternidades com a Sesab na próxima terça (07)

3 de junho de 2016

A crise nas maternidades em Salvador vem aumentando significativamente a cada ano. A redução de leitos, o fechamento de unidades e a superlotação das maternidades públicas e privadas são motivos de preocupação. Pensando nisso, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) vai promover uma Sessão Plenária Extraordinária para discutir este cenário, na próxima terça-feira (07), com a presença do secretário de Saúde, Fábio Villas-Boas. O encontro será na sede do Conselho, a partir das 19h. 

Entre as queixas recebidas pelo Cremeb, em janeiro, a superintendente da maternidade Climério de Oliveira (MCO), Mônica Almeida Neri, relatou ao Cremeb que o hospital tem apresentado uma taxa de ocupação na ordem de 400% da capacidade instalada no setor de emergência.

Para o corregedor do Cremeb, conselheiro José Abelardo de Meneses, esse cenário é reflexo, principalmente, da redução do número de atendimentos na Maternidade José Maria de Magalhães Netto e do fechamento de leitos no Hospital Sagrada Família (Unidade da Federação). Dados da Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia (Sogiba) revelam que houve uma queda de aproximadamente 50% no número de partos na Maternidade de Referência. 

Pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgada recentemente, revelou que a Bahia ocupa o quarto lugar no ranking de Estados que mais perderam leitos de internação no SUS nos últimos cinco anos. Entre 2010 e 2015, a Bahia perdeu 2.126 leitos, sendo 549 na área obstétrica. O vice-presidente do Cremeb, Júlio Braga, afirma que a reunião, além de estimular o debate, visa cobrar soluções do Estado para o caos nas maternidades. 

Compartilhe: