Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb Científico: médicos da Bahia têm acesso gratuito a ferramentas de pesquisas baseadas em evidências

24 de maio de 2023

Os médicos ativos na Bahia agora têm acesso gratuito às plataformas DynaMed e Medline Compete, ferramentas que disponibilizam apoio nas decisões clínicas a partir de consultas a estudos científicos de forma online, offline e remota em dispositivos móveis, como celulares, tablets e notebooks. Esse é mais um benefício que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) proporciona no intuito de otimizar o tempo do médico nas suas atividades profissionais, sem perder a confiabilidade nas informações buscadas, uma vez que o conhecimento científico sistematizado nas plataformas apresenta as evidências dos estudos aplicados.

A DynaMed é uma plataforma criada por médicos e para médicos, desenvolvida primordialmente para uso no local de atendimento, com navegação intuitiva e consultas a milhões de estudos científicos de forma simultânea. Já a Medline Compete reúne textos completos dos principais periódicos de medicina e de saúde de todo o mundo, com publicações integrais de milhares de periódicos ativos, proporcionando uma base científica sólida e de fácil acesso. As ferramentas estão disponibilizadas gratuitamente aos médicos baianos a partir de uma parceria entre o Cremeb e a EBSCO, empresa especializada em bases de dados para pesquisas científicas.

“Aos reconhecermos a importância da medicina baseada em evidências comprovadas por métodos científicos, disponibilizamos essas ferramentas de forma gratuita para que o médico possa ter acesso fácil e rápido a estudos qualificados. Como a busca pode ser online, essas plataformas otimizam o tempo de pesquisa da classe médica, tornando mais dinâmico o retorno ao paciente, que dessa forma também se beneficia com essa iniciativa”, analisa o presidente do Conselho, Dr. Otávio Marambaia.

Como acessar

O acesso às plataformas DynaMed e Medline Compete é feito através do Portal Cremeb. Basta clicar na aba Cremeb Científico, localizada no menu lateral à direita do site se acessado pelo desktop, notebook ou tablet, e na parte inferior da tela do portal se acessado por um smartphone. A página será redirecionada a área de login do médico no site do Conselho, e após de preenchidos login e senha, abrirá uma lista de serviços, dentre eles os ícones na sessão Cremeb Científico, com as identificações das ferramentas DynaMed e Medline. Ao selecionar a plataforma, o médico será direcionado para a página oficial para consultas e pesquisas.

Clique aqui e acesse!

Caso não lembre da senha ou não tenha cadastro na área restrita do Portal Cremeb, o médico deve clicar em “Esqueceu a senha ou não possui cadastro?” e aguardar as orientações de nova senha ou de cadastro no seu e-mail registrado no Cremeb. Se necessitar atualizar o seu endereço eletrônico junto a autarquia, envie uma solicitação assinada ao e-mail atualizaendereco@cremeb.org.br, informando o seu novo endereço de e-mail para comunicação junto ao Conselho.

Para aqueles médicos que utilizam o CRM Virtual, o Cremeb informa que lá também estará disponíveis ícones de acesso às ferramentas DynaMed e Medline. Clique aqui e acesse a sua página de login do CRM Virtual.

Compartilhe: