Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb alerta sobre fechamento de clínicas médicas para ‘combater’ a COVID-19

16 de julho de 2020

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) ratifica que, mesmo durante a pandemia e necessidade de isolamento social, alguns pacientes necessitam de acompanhamento médico por outras doenças, algumas das quais podem levar a morte ou sequelas. Mesmo não sendo atendimentos emergenciais, que demandem ida às Unidades de Pronto Atendimento, alguns atendimentos precisam ser feitos em poucos dias para evitar prejuízos à saúde.

Por este motivo, o Conselho entende que não faz sentido gestores municipais e estaduais determinar o fechamento de clínicas médicas, considerando este serviço como não essencial. Provavelmente, muitos destes gestores conseguirão atendimento médico caso necessitem atendimento, mas não podem privar a população de suas cidades do mesmo direito.

A Recomendação Cremeb Nº 02/2020 aborda a manutenção de procedimentos ambulatoriais e realização de cirurgias durante a pandemia e detalha cuidados e critérios para a manutenção do atendimento. Recomenda em seu Art. 1°: “Que o atendimento médico ambulatorial de consultas e procedimentos sejam mantidos durante o período de duração da pandemia, inclusive para auxiliar em desafogar unidades de pronto atendimento e serviços hospitalares”.

Esperamos que o bom senso prevaleça nas decisões tomadas pelos gestores e sugerimos que a população utilize todas as formas legais de fazer valer seus direitos, especialmente à saúde.

 

Compartilhe: