Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb adota iluminação laranja em prol das crianças desaparecidas

14 de outubro de 2015

Outubro é um mês especial e colorido para o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). Além de apoiar o Outubro Rosa, para alertar sobre o câncer de mama, a autarquia aderiu mais uma vez a campanha do Conselho Federal de Medicina (CFM) “Criança Desaparecida”, que visa chamar atenção dos médicos e da sociedade para o desaparecimento de menores na Semana da Criança.

Entre as atividades que envolvem a iniciativa, está a iluminação da fachada do Cremeb, que fica no Morro do Gato (Ondina), na cor laranja. A ação começou ontem, dia 13, e segue até próximo domingo, dia 18. Quem visitar a entidade neste período também vai perceber que os funcionários também se engajaram na causa e colocaram balões de ar laranja presos nos computadores.

Além disso, o Cremeb encaminhou aos hospitais, públicos e privados, e às instituições de ensino superior que têm cursos de medicina na Bahia cartazes e panfletos informativos da campanha. Os profissionais que quiserem contribuir com o movimento afetivo podem solicitar gratuitamente o material de divulgação, que conta com dicas de como evitar um desaparecimento até sites úteis, na sede da instituição.

Por ano, estima-se que 50 mil pessoas somem no Brasil. Na Bahia, há cinco casos de crianças com idades entre 3 e 17 anos registrados no cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (www.desaparecidos.gov.br). Destes, um menor já foi encontrado. No país, o número de desaparecidos no portal sobe para 371 casos. No entanto, o CFM e o Cremeb acreditam que é possível reverter essa realidade.

Para isso, é preciso um olhar diferenciado no atendimento médico de crianças e adolescentes. Solicitar o documento de identificação do menor, analisar como ele se comporta com o acompanhante e observar a existência de marcas físicas que indiquem violência ou abuso são algumas atitudes previstas na Recomendação CFM nº 4/2014, que ajudam a identificar uma suspeita de desaparecimento.

Compartilhe: