Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb abre sua sede para doação de sangue e cadastro de medula

7 de abril de 2017

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) vai abrir as portas da sua sede no próximo 11 de abril (terça-feira), das 8h às 17h, para proporcionar um dia de solidariedade através da doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea. A ação, em parceria com o a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e apoio da Associação Bahiana de Medicina (ABM), visa engajar servidores, médicos e a sociedade na busca de aumentar os estoques de bolsas de sangue no estado. No Brasil, apenas 1,7% da população é doadora, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 3% a 5% da população de um país deve doar sangue.

“Uma vez que a atividade fim deste conselho está relacionada com a assistência à saúde oferecido a população, resolvemos realizar uma atividade que estimulasse a solidariedade entre os funcionários e comunidade, incentivando o bem-estar coletivo a partir da possibilidade de salvar vidas”, explica a presidente do Cremeb, conselheira Teresa Maltez. De acordo com o Hemoba, a cada doação é possível salvar a vida de quatro pacientes.

Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2003 a 2013, os transplantes de órgãos cresceram 84%, as cirurgias 619% e os atendimentos de urgência 627%, procedimentos médicos que geralmente utilizam bolsas de sangue. Dados informam que culturalmente as pessoas doam sangue quando um parente ou amigo precisa, ou seja, realizam a reposição. Entretanto, é necessário modificar esse comportamento e aumentar as doações voluntárias para o abastecimento dos hemocentros.

MEDULA – O dia 11 de abril será uma oportunidade também para os interessados se cadastrarem no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A doação da medula óssea, apesar de ser feita em centro cirúrgico, é um procedimento simples e só acontece quando houver um paciente com possível compatibilidade. A chance de encontrar um doador compatível é de 25% entre irmãos, menor que 5% para outros parentes, e nas doações não aparentadas é de 1 em cada 100 mil pessoas, em média, podendo chegar até 1 para 1 milhão.

Serviço:

O que: Doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea no Cremeb

Quando: 11 de abril (terça-feira)

Hora: 8h às 17h

Onde: Sede do Cremeb (Rua Gualajara, 175, Morro do Gato, Barra)

Compartilhe: