Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cosemba promove encontro com os médicos candidatos a vereador

9 de setembro de 2016

O Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado da Bahia (Cosemba), constituído pela Associação Bahiana de Medicina (ABM), Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), promoveu um encontro com médicos candidatos a vereador de Salvador. O evento aconteceu na última segunda-feira (05), na sede ABM, e teve por finalidade discutir as propostas voltadas à saúde pública e as pautas de reivindicações da categoria.

Apesar de outros candidatos terem confirmado presença, apenas três compareceram ao evento: Dr. Cezar Leite (PSDB), Dr. Marcos Augusto Reis Ribeiro (PR) e Dr. Sandoval Guimarães (PMDB). O presidente da ABM, Dr. Robson Moura, abriu a reunião dando as boas vindas. Ele afirmou que os três concorrentes souberam responder o chamado das entidades médicas e lamentou a ausência dos demais candidatos. A apresentação ocorreu por ordem alfabética e cada candidato teve 10 minutos para apresentar suas propostas. Em seguida, foi aberto um espaço para as perguntas dos participantes e cada candidato teve 3 minutos para responder.

Cezar Leite, que integra o movimento “Vem Pra Urna” e militante das “10 Medidas contra a Corrupção”, do Ministério Público Federal (MPF), defendeu melhores condições de trabalho para os médicos e demais profissionais da saúde, além de um atendimento público digno e eficiente. Marcos Augusto Reis Ribeiro (PR) chamou atenção sobre a falta de incentivo e a alta carga tributária para os médicos interessados em trabalhar de forma autônoma. Por fim, Sandoval Guimarães afirmou que a saúde precisa de mais respeito, com salários justos e qualidade do atendimento à população.

Embora cada um dos três candidatos tenha defendido os seus ideais, todos eles foram unânimes em afirmar que a área da saúde necessita de atenção especial. Entre os compromissos, eles afirmaram lutar por estruturas de saúde mais adequada, por um financiamento maior e ainda por melhorias dos vínculos de trabalho entre os profissionais e a prefeitura.  Além disso, garantiram uma aproximação com as entidades representativas da classe médica, a fim de formular projetos em prol da categoria.

Para a coordenadora do Cosemba e presidente do Cremeb, Dra. Teresa Maltez, esse tipo de evento é importante para fortalecer a representação dos médicos na Câmara Municipal de Salvador. “Precisamos de representantes que conheçam de perto os problemas enfrentados por nós médicos e pela sociedade. Queremos políticos engajados com as causas que nós defendemos, como um financiamento adequado e fortalecimento do SUS”, afirmou ela.

“Precisamos deste contato para que juntos possamos construir políticas que valorizem a saúde e o trabalho médico”, afirmou a diretora do Sindimed Dra. Socorro Mendonça, que também esteve presente no evento. Para ela, os projetos de saúde precisam ser discutidos com quem está à frente da situação, ou seja, os médicos. “A gente espera que esses candidatos possam levar a medicina para dentro da Câmara, ouvindo os médicos sobre projetos de lei relacionados à saúde. Diferentemente do que aconteceu com os Mais Médicos, por exemplo”, finalizou.

Compartilhe: