Conheça nossas redes sociais

Notícias

Conselheiros do Cremeb palestram na live “Imersão ética x Endocrinologia”, da ABM e SBEM/BA

15 de maio de 2023

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) esteve presente no seminário de “Imersão ética x Endocrinologia”, promovido pela Associação Bahiana de Medicina (ABM), juntamente com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia da Bahia (SBEM/BA), na noite desta quarta e quinta-feira (10 e 11.05). A participação no evento ocorreu através de palestras do presidente da autarquia, Dr. Otávio Marambaia; da Secretária Geral, Dra. Aline Guimarães; da também conselheira federal, Dra. Maíra Dantas; e dos conselheiros Dr. José Abelardo de Meneses, Dr. José Carlos Gaspar, Dr. José Augusto da Costa, e Dr. Raimundo Pinheiro.

Na ocasião, os convidados abordaram precisamente temáticas que tocam às esfera da ética médica, como princípios morais na medicina, o que é ser ético, medicina nas mídias digitais, marketing médico, julgamento de processo ético-profissional, encaminhamento e monitoramento de denúncias sem identificação, o que é Tribunal de Ética do Cremeb, dentre outros assuntos.

 

 

 

A conversa perpassou também pelo debate ética da medicina versus publicidade médica, problemática amplificada com o avanço tecnológico e o surgimento das redes sociais. Sobre isso, o presidente do Conselho comentou: “eu estou vendo que as mídias digitais estão criando os chimpanzés digitais, porque encontramos tudo pronto e tão rápido que as pessoas não param para pensar. Eu vejo jovens médicos que não sabem fazer raciocínio clínico, porque querem receitas de bolo. Por isso é preciso que haja denúncias sempre que os colegas encontrarem casos como este. O Cremeb tem tomado uma postura séria em relação a isso e com o apoio dos profissionais da medicina conseguiremos um combate mais forte e unificado”, disse.

As palestras foram transmitidas ao vivo por dois dias e encontram-se no canal do Youtube da ABM. Para acessar, clique aqui para assistir o primeiro dia de evento e aqui para acompanhar o conteúdo do segundo dia.

Compartilhe: