Conheça nossas redes sociais

Notícias

Conselheiros do Cremeb elegem primeira presidente mulher

23 de março de 2016

Os membros da nova diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) para o biênio 2016-2018 foram eleitos ontem (22), durante Sessão Plenária Ordinária, na sede da instituição, em Salvador. Os conselheiros aprovaram a composição da chapa “Dignidade Médica”, liderada pela Consa. Teresa Cristina Santos Maltez, que passa do atual cargo de vice-presidente para presidente da instituição. Ao todo, 38 conselheiros participaram da eleição, que resultou em 35 votos válidos.

Graduada pela Escola Bahiana de Medicina em 1978 e pós-graduada em medicina do trabalho, Dra. Teresa atua como conselheira do Cremeb desde 2003, onde já ocupou os cargos de vice-presidente, 1ª vice-corregedora e diretora do Departamento de Fiscalização. Natural de Salvador, ela será a primeira mulher a assumir a função de presidente na história do Cremeb. “O meu compromisso é fazer o meu melhor, como tenho feito em todos os setores que passei aqui no Cremeb”, declarou Dra. Teresa.

O atual presidente (2014-2016), conselheiro José Abelardo Garcia de Meneses, passará para a condição de corregedor, cargo que já ocupou no período de 2001 a 2006. A solenidade de posse da nova diretoria do Cremeb será realizada no dia 31 de março, no Hotel Bahia Othon Palace (Ondina), às 18h, logo após o encerramento do XI Seminário sobre Responsabilidade Médica, que acontecerá do mesmo local, a partir das 8h.

Vale lembrar que, apesar do artigo 41 do Decreto Lei 44.045/1958 definir que a gestão da diretoria tem duração idêntica a dos conselheiros, ou seja, 5 anos, desde 2001, com a aprovação do Regimento Interno, o CREMEB definiu que o mandato da diretoria seria dividido entre duas gestões, com prazo de dois anos e meio cada.

Diferentemente dos conselheiros, que são escolhidos pelos médicos jurisdicionados, as eleições da diretoria são fechadas aos conselheiros e decididas por voto secreto. A diretoria representa o Conselho Regional diante dos poderes públicos, convoca e dá posse aos conselheiros, delegados, membros de câmaras técnicas, assessores e funcionários.

IMG_3581

Confira a composição da nova diretoria:

Presidente: Consa. Teresa Cristina Santos Maltez (CREMEB 5.277)

Vice-presidente: Júlio Cesar Vieira Braga (CREMEB 9.902)

1° Secretário: José Augusto da Costa (CREMEB 2.069)

2ª Secretária: Tatiana Magalhães Aguiar (CREMEB 14.152)

Tesoureiro: Raimundo Teixeira da Costa (CREMEB 3.014)

Corregedor: José Abelardo Garcia de Meneses (CREMEB 6.616)

1ª Vice-corregedora: Maria Lúcia Bomfim Arbex (CREMEB 6.754)

2º Vice-Corregedor: Luiz Augusto Rogério Vasconcellos (CREMEB 9.914)

 

Compartilhe: