Conheça nossas redes sociais

Notícias

Conselheiros do Cremeb contribuem para a formação de novos residentes médicos na Bahia

30 de maio de 2023

Cerca de 600 médicos que participaram do XIX Seminário Introdutório de Residência Médica, realizado ontem (29.05), no Hotel Fiesta, tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais e tirar dúvidas sobre documentos médicos (prontuários e atestados médicos), relação médico-paciente e Registro de Qualificação de Especialista (RQE). Além disso, os novos residentes, incluindo os que estavam assistindo o evento de forma virtual, puderam acompanhar uma simulação de um julgamento de Processo Ético Profissional (PEP) no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb).

Os temas citados acima foram apresentados pelo presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, e pelos conselheiros Emerentino Araújo (1º vice-corregedor) e Jedson Nascimento, que é vice-presidente da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM Bahia) – entidade responsável por promover o Seminário. O julgamento simulado também contou com a participação das conselheiras Maria Jesus Bendicho (diretora do Departamento de Fiscalização) e Izabella Athayde.

 

Durante o seu discurso na abertura do evento, Dr. Marambaia ratificou a função do Cremeb e pediu ajuda aos médicos residentes na construção de uma medicina ética e qualificada. “Nós não queremos que vocês recebam cartas do Cremeb, mas sim que vocês escrevam cartas ao Cremeb. Eu quero que vocês participem da vida, do dia a dia, do Conselho. Nós estamos trabalhando para garantir o livre exercício da profissão médica e eu conclamo vocês a nos ajudarem nesse trabalho, nos informando o que está acontecendo, relatando as dificuldades que tem no exercício da sua profissão”, declarou o presidente.

Serviço – Além de estar presente na programação do evento, o Cremeb disponibilizou a sua unidade móvel de atendimento para que os participantes do evento pudessem solicitar todos os serviços oferecidos pela autarquia federal. Em apenas um dia de atendimento, das 8h às 17h30, o Cremeb Móvel, que funcionou na frente do Hotel Fiesta, beneficiou 33 médicos. Ao todo, foram solicitados 40 serviços, sendo a maioria emissão de certificado digital gratuito. Caso queira sugerir a ida da unidade móvel do Conselho até o seu local de trabalho ou a um evento médico, envie um e-mail para eventos@cremeb.org.br.

 

Compartilhe: