Conheça nossas redes sociais

Notícias

Conselheiro José Abelardo de Meneses publica Guia Prático pela SAESP e atualiza o debate sobre dilemas éticos em anestesiologia

30 de maio de 2022

Com a proposta de se ter uma fonte de consulta clara e objetiva para os anestesiologistas em relação a temas do dia a dia profissional e a dilemas éticos da atividade, o conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. José Abelardo de Meneses, publicou o livro Noções de Responsabilidade Médica na Anestesiologia – Guia Prático da SAESP, tendo também como autora a advogada especializada em Direito Médico e professora de Ética Médica, Dra. Érica de Meneses. O lançamento da publicação compôs a programação de abertura do Congresso Paulista de Anestesiologia 2022, evento realizado pela entidade que também assina a obra, a Sociedade Paulista de Anestesiologia do Estado de São Paulo.

A presidente da SAESP, Dra. Rita de Cássia Rodrigues, explica que o livro vem suprir a grande necessidade de atualização dos diálogos sobre dilemas éticos, uma vez que a última publicação com esse teor, feita pela entidade, havia sido há 18 anos. “Em 1999, a Sociedade lançou um livro de orientação aos anestesiologistas, e que teve a sua última reedição em 2004. É muito gratificante ver como Dr. Abelardo e Dra. Érica se debruçaram sobre o assunto, com total interesse em aprofundar e modernizar as atualizações, porque ao longo de 18 anos, muita coisa precisou ser vista”, comenta a presidente da entidade, que participa do livro como editora.

Por ser uma entidade que tem o seu foco no âmbito científico, a SAESP valoriza a importância do Guia Prático em analisar casos concretos e outros dilemas, a fim de fomentar a excelência na prática anestésica e suas áreas afins. “O que fazer quando acontece um evento adverso, por exemplo, e a necessidade de condução de uma forma ética, responsável e segura para o paciente, é de suma relevância para atividade médica, portanto o livro agrega um valor muito grande. Realmente eu convidei as pessoas certas, Abelardo e Érica, e tenho certeza absoluta que será um livro de cabeceira para todo anestesiologista”, complementa Dra. Rita de Cássia Rodrigues.

A publicação tem como coautores os anestesiologistas Diógenes de Oliveira Silva, Guinther Giroldo Badessa, Luiz Fernando dos Reis Falcão e Cirilo Haddad Silveira, e o prefácio assinado pelo desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Dr. Miguel Kfouri Neto. Em um trecho da apresentação sobre o livro, Kfouri Neto amplia a importância da obra para outras especialidades quando registra que “trata-se, enfim, de obra destinada a se tornar fonte de consulta obrigatória não apenas aos Anestesiologistas, mas também aos praticantes de outras áreas da Medicina”.

“O resultado desse trabalho conjunto é um primoroso compêndio, que nos oferece conteúdo rico e diversificado, sobre as normas que regem a especialidade e todos os diplomas legais que disciplinam a responsabilidade civil e penal dos anestesiologistas”, escreve o desembargador durante o prefácio. Entre os temas tratados estão os principais problemas na prática anestésica como a anestesia simultânea em situação de emergência, Telemedicina na prática da Anestesiologia, Recusa Terapêutica, Responsabilidade Profissional, Como lidar com o Evento Adverso, O uso do Prontuário Eletrônico na Anestesiologia, o anestesiologista no gerenciamento e administração do Centro Cirúrgico, e outras questões regulamentares do Conselho Federal de Medicina, Sociedade Brasileira de Anestesiologia e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

Compartilhe: