Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cosemba e sociedades médicas discutem ‘Defesa da Atuação Médica’

25 de agosto de 2016

O Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado da Bahia (Cosemba), constituído pela Associação Bahiana de Medicina (ABM), Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e pelo Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), realizou uma discussão em “Defesa da Atuação Médica” na quarta-feira (17), com o auditório da ABM lotado. Foram convidados presidentes das sociedades de especialidades,Diretores de defesa profissional e demais médicos para discutirem o papel fundamental do médico como agente de saúde.

O presidente da ABM, Dr. Robson Moura, abriu a reunião dando as boas-vindas aos convidados e ressaltou o fato de já ter presenciado profissionais não médicos em balcões receitando remédios de acordo com os sintomas que o paciente relata. A presidente do Cremeb, Dr. Teresa Maltez, explicou que estava sendo muito questionada sobre o que as entidades médicas estavam fazendo em defesa do ato médico. “Por isso, nós quisemos abrir esse espaço, inclusive para mostrar o que tem sido feito. A ideia não é avançar atingindo outras profissões, mas queremos mostrar para a população porque o médico é mais adequado para atender certos procedimentos”, completa. O presidente do Sindimed, Dr. Francisco Magalhães, também ressaltou que a população sempre identifica o médico como a porta de entrada das instituições médicas.

Dr. Abelardo Menezes, ex-presidente e atual Corregedor do Cremeb, realizou uma apresentação, mostrando o histórico da Lei do Ato Médico de 2013 (Lei 12.842/2013), rememorando a sanção do ato e os vetos da presidente afastada, Dilma Rousseff. Durante a apresentação, ele mostrou documentos divulgados pelo Cosemba, como o “Mentira/Verdade”, nota do Cremeb sobre a lei do ato médico e uma matéria, publicada no site do Conselho, que versa sobre o arquivamento da Lei no Senado.

Dr. Otávio Marambaia, conselheiro do Cremeb e conselheiro federal suplente pela Bahia, abriu a discussão para o público falando do papel do médico como agente de saúde e da importância do inter-relacionamento entre as diversas especialidades médicas. Representando a Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia (Sogiba), Dra. Denise Barata falou sobre o futuro da profissão, afirmando que ele precisa ser modificado neste momento. Ainda defendeu o ato médico o vice-presidente do Cremeb, Dr. Julio César Braga, entre outros.

Concluído o debate, ficou definida uma nova reunião com o prazo máximo de 60 dias. Para o próximo encontro, ficaram agendadas as seguintes pautas: expansão dos mutirões de saúde realizados pela ABM em parceria com sociedades de especialidades; utilização dos espaços na mídia (rádio, TV e internet) das sociedades médicas para divulgação de mensagens sobre a importância de ser atendido por um médico; disponibilização de campanhas específicas sobre o ato médico nos sites de cada sociedade. Como último tópico, a participação política efetiva dos médicos e a necessidade de uma bancada médica no Congresso Nacional.

 

Compartilhe: