Conheça nossas redes sociais

Notícias

CFM recomenda sobre solicitação de testes para HIV, sífilis e hepatites B e C

4 de julho de 2018

A partir da identificação de que um dos problemas para o controle e tratamento de diversas enfermidades está relacionado ao diagnóstico, o Conselho Federal de Medicina (CFM) elaborou uma recomendação para os médicos. O documento tange sobre conveniência e oportunidade de oferecimento ao paciente a solicitação de testes sorológicos para o HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como orientá-los sobre a prevenção destas infecções.

A orientação indica que o médico deve dialogar com o seu paciente sobre a necessidade de realização dos testes sorológicos para tais enfermidades, caso o mesmo ainda não tenha sido realizado previamente a consulta. É necessário observar também os cuidados no diálogo e na realização do teste, garantindo esclarecimentos e aconselhamentos pré-teste, em ambiente adequado, respeitando sempre a privacidade, o sigilo e a confidencialidade. Os exames só devem ser realizados em caso de concordância da sua realização, após o adequado esclarecimento.

Os encaminhamentos estão embasados em motivações que perpassam pelo Código de Ética Médica, quando o documento versa sobre a responsabilidade médica em relação à saúde pública e educação sanitária; no programa de combate a DSTs, elaborado pelo Ministério da Saúde em 1985 e reconhecido internacionalmente; diante do dado de que 28% dos portadores de HIV são diagnosticados tardiamente; e o frequente aumento da notificação de sífilis em todo o país.

Clique aqui para acessar a Recomendação na íntegra.

Compartilhe: