Conheça nossas redes sociais

Notícias

CFM inova ao oferecer certificação digital gratuita aos médicos brasileiros

2 de dezembro de 2021

A partir de hoje (2), todo médico regularmente inscrito em um Conselho Regional de Medicina poderá ter um Certificado Digital em nuvem, registrado e no padrão ICP-Brasil, oportunizado gratuitamente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A ferramenta é imprescindível para quem trabalha com telemedicina, mas pode ser usada também no atendimento presencial. Com isso, todos os médicos que estiverem adimplentes no sistema conselhal poderão solicitar o certificado.

“Essa iniciativa do CFM permite ao médico ter um instrumento que possibilite dar veracidade às suas receitas, atestados, de modo que aumenta a segurança do médico e do paciente. Além disso, facilita a vida do paciente, ao aviar uma receita, ao fazer um exame solicitado pelo médico que pode ser chancelado digitalmente”, analisa o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. Otávio Marambaia.

Antes, o médico emitia o documento de identificação profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM) e para ser reconhecido no mundo virtual deveria procurar uma autoridade certificadora para fazer a coleta dos dados biométricos e biográficos. Agora, assim que for feita a captura da biometria no CRM, os dados são encaminhados para o PSC (Prestador de Serviço de Confiança), que realizará a validação. A partir de então, o médico já consegue emitir seu certificado digital em nuvem. Com isso, ganha tempo e reduz custos com deslocamento e atendimentos.

Para o presidente do CFM, Mauro Ribeiro, o certificado digital gratuito é um marco histórico nos conselhos de Medicina. “Faz parte do conjunto de iniciativas da agenda de transformação digital estabelecida pela nossa gestão que busca entregar ao médico serviços modernos e de maior qualidade, totalmente alinhados ao mundo cada vez mais digital. Além disso, trabalhamos também para estabelecer o mesmo nível de excelência em todo o sistema conselhal, como forma de cumprimos a nossa missão institucional de forma mais eficaz e eficiente possível”, explica Ribeiro.

Passo a passo

Quem fez sua inscrição a partir de 2011, ou atualizou seus dados biométricos no CRM após essa data, poderá fazer o seu Certificado Digital por meio do Portal Cremeb. Basta acessar www.cremeb.org.br > Para os Médicos > Certificado e Certidões > Certificado Digital e realizar o login do seu respectivo cadastro no sistema do CFM, preenchendo CPF ou CRM e senha. Em seguida, basta selecionar “Certificação Digital” e seguir direcionamento dado. Caso o médico não possua cadastro no sistema do Federal, uma página para preenchimento de dados será aberta automaticamente após a tentativa de login.

Para ter direito ao Certificado Digital do CFM, o médico deve estar adimplente e com os seus dados atualizados no CRM. No caso dos médicos que estão concluindo o processo de graduação e farão a sua 1ª inscrição no Conselho a partir da data dessa divulgação (recém-formados), a emissão do Certificado Digital será feita no mesmo momento em que ele for ao CRM fornecer seus dados biométricos para a confecção da Carteira de Identificação Médica (CIM). Os médicos com inscrições anteriores a 2011 deverão se dirigir ao CRM para atualizar seus dados cadastrais e, assim, pedir o seu Certificado Digital do CFM.

Clique aqui e confira a Resolução CFM Nº 2.296, que regulamenta o processo de Certificação Digital.

Compartilhe: