Conheça nossas redes sociais

Notícias

CFM homologa resultado das eleições dos 27 Conselhos Regionais de Medicina

24 de agosto de 2018

O Conselho Federal de Medicina (CFM) homologou os resultados das eleições dos novos membros titulares e suplentes dos Conselhos Regionais de Medicina para o quinquênio 2018/2023.

Com 43,2% dos 11 mil votos válidos, aproximadamente, a Chapa 01 – Em Defesa da Medicina – foi eleita pelos médicos baianos para dirigir o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) nos próximos cinco anos. A Chapa 02 obteve 29,1% da preferência do eleitorado, enquanto a Chapa 3 angariou 25,7% dos votos totais. Clique aqui e confira o detalhamento da apuração, com números separados por cada colégio eleitoral.

O mandato dos novos membros, que assumem cargos de caráter meramente honorífico, terá início em outubro de 2018. Ao todo, foram eleitos 20 conselheiros titulares e 20 suplentes para cada CRM.

Eleições – O cronograma e as diretrizes dessas eleições foram estabelecidos pela Resolução CFM nº 2.161/17, aprovada em abril do ano passado. A votação ocorreu de três formas: presencial, por correspondência ou mista.

O voto foi obrigatório para os médicos em pleno gozo dos seus direitos políticos e profissionais inscritos em cada CRM. Não puderam votar médicos em débito com a entidade. A participação no pleito foi facultativa para os profissionais com mais de 70 anos.

Comissão – O processo eleitoral foi conduzido em todos os estados por uma Comissão Regional Eleitoral designada pelo plenário do CRM, composta por um presidente e dois secretários, selecionados entre os médicos regularmente inscritos no CRM da jurisdição (exceto conselheiros).

Por sua vez, a Comissão Nacional Eleitoral do CFM atuou como instância recursal para casos de advertência, suspensão ou cancelamento de registro de chapas. Além disso, exerceu consultoria para as comissões regionais eleitorais sobre as regras do processo e aplicabilidade da Resolução CFM nº 2.161/17.

Confira abaixo a relação de Chapas vencedoras em cada um dos Estados:

 

Estado Chapa Vencedora
AC Ética, União e Responsabilidade
AL União e Ação
AM Ética e Representatividade
AP Renova Já
BA Em Defesa da Medicina
CE Renovação com Experiência
DF Renovação
ES Compromisso, independência, ética
GO Ética, União e Responsabilidade
MA Experiência e Competência
MT União e Compromisso
MS Chapa Nova
MG Defesa Profissional – Fale 33
PA Unidade e Ética
PB Juntos pelo CRM que queremos
PR 18 de Outubro
PE Ética em Respeito ao Médico
PI Ética e Responsabilidade
RJ Reconstruir
RN Defesa da Medicina com Ética e Dignidade
RS Novo CREMERS
RO Com o Médico, Pela Medicina
RR Ética e Compromisso
SP Mudança Já!
SC Novo CRM
SE Transparência – Ética em Defesa da Medicina
TO Renovar e Avançar

Fonte: CFM | Portal Médico

Compartilhe: