Conheça nossas redes sociais

Notícias

CFM atualiza plataforma que permite aos médicos prescreverem receitas digitalmente

3 de dezembro de 2021

Junto com a certificação digital gratuita, o Conselho Federal de Medicina (CFM) desenvolveu uma nova plataforma de prescrição eletrônica (prescricaoeletronica.cfm.org.br). Agora, o médico poderá fazer a prescrição diretamente na plataforma e enviá-la por e-mail ou Whatsapp do seu paciente, com todo o processo de prescrição e dispensação do documento ocorrendo de forma online, sem o uso de papel. A plataforma é totalmente gratuita e tem validade em todo o território nacional.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. Otávio Marambaia, a ferramenta será uma grande aliada na atenção ao paciente. “Vai facilitar a vida do médico e também a do paciente. Ela possibilita que o médico acompanhe melhor o seu paciente, é um meio que traz para o médico uma facilidade muito grande, permitindo que ele possa à distância cuidar, tratar e orientar adequadamente”, explica Marambaia.

Assim como a plataforma anterior, criada em abril de 2020, a nova ferramenta é fruto da parceria do CFM com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Os médicos vão continuar emitindo pela plataforma, atestados, relatórios médicos, solicitações de exames, receitas simples, antimicrobianas e de controle especial, laudo médico e parecer técnico.

Na nova plataforma, ficarão registrados o nome do paciente e o local do atendimento, assim como a relação dos documentos médicos emitidos, permitindo acesso futuro por parte do médico. A nova ferramenta também tem integração com o certificado digital, garantindo assim a segurança na transmissão das informações.

Desde abril de 2020, quando o site da prescrição eletrônica foi criado, já foram emitidos mais um milhão de documentos médicos. A tendência é que, com as novas facilidades, haja um aumento significativo na emissão desses documentos.

Veja, abaixo, como é feita a emissão de um documento médico na nova plataforma prescricaoeletronica.cfm.org.br.

Clique aqui e acesse a Resolução CFM 2.299, que regulamenta a emissão de documentos médicos eletrônicos.

Compartilhe: