Conheça nossas redes sociais

Notícias

Campanha Março Azul alerta contra o câncer de intestino

15 de março de 2023

Em janeiro deste ano, a cantora Preta Gil, 48 anos, anunciou que estava com câncer do colorretal. A artista faz parte do grupo de mais de 40 mil brasileiros que terão esta doença este ano, que é o terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil. Para alertar a população sobre este problema, várias sociedades médicas realizam desde 2021 a campanha Março Azul, que incentiva o diagnóstico e o tratamento precoce da enfermidade. O Conselho Federal de Medicina (CFM) apoia esta iniciativa, que este ano terá como mote o slogan “Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino”.

Para saber mais sobre a campanha, acesse www.sobed.org.br/marcoazul

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 85% dos casos são diagnosticados na fase avançada da doença, o que dificulta o tratamento. Se descoberto no início, as chances de cura são de 95%, daí a importância de as pessoas investigarem precocemente a doença, mais comum entre quem tem mais de 45 anos.

Este ano a campanha é uma promoção das Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP), juntamente com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). Para participarem da iniciativa, as pessoas podem replicar o material informativo da campanha Março Azul em suas redes sociais. As entidades e órgãos públicos também estão sendo incentivados a iluminarem seus prédios de azul.

Compartilhe: