Conheça nossas redes sociais

Assembleia Geral aprova contas do Cremeb referentes a 2017

23 de março de 2018

Médicos e médicas que exercem atividades profissionais na Bahia, em Assembleia Geral, aprovaram por unanimidade as contas do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) referentes ao exercício de 2017, na noite desta sexta-feira (23). Os números e as suas respectivas justificativas foram expostos pela Diretoria da autarquia, em apresentação coordenada pela presidente Teresa Maltez, auxiliada pela conselheira Tatiane Aguiar, 2ª secretária da instituição.

Além da exposição contábil e financeira da administração do Cremeb em 2017, foram consideradas as inovações e também as dificuldades com elas encontradas, já que toda reformulação requer uma nova adaptação. “Estamos sempre intensificando a nossa atenção diante dos processos administrativos do Cremeb, no sentido de prestar mais transparência e esclarecimentos sobre os nossos feitos”, explica a presidente, contextualizando com os direcionamentos apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Dentre as aprimorações realizadas em 2017, destacam-se a contratação de uma empresa contábil, adoção de um novo sistema digital para a biblioteca do Cremeb (que irá possibilitar a digitalização de todo o acervo interno), a adaptação do site para informar também aos portadores de necessidades especiais e as ações sociais desenvolvidas na sede do Conselho e nos eventos de Educação Médica Continuada.

Outros números foram expostos para exemplificar o trabalho desenvolvido no último ano. Houveram em 2017, por exemplo, 2.599 renovações de certificados de Pessoa Jurídica, 959 novas inscrições primárias de Pessoa Física, 479 fiscalizações às unidades de saúde e cerca de 415 mil acessos no Portal Cremeb. “Ressaltando também que todas as finanças são analisadas mensalmente pela Comissão de Tomadas de Contas e aprovadas em plenária, para garantir um acompanhamento mensal desse fluxo”, pontuou Dra. Teresa Maltez.

Com o Relatório de Gestão aprovado pela plenária local, o próximo passo é submeter o documento a avaliação do Conselho Federal de Medicina (CFM), para possíveis reajustes e explicações, caso solicitados pela direção nacional. O TCU também terá acesso ao relatório, podendo ou não apontar sugestões, e posteriormente a este processo, o documento será publicado no Portal da Transparência do Cremeb.