Conheça nossas redes sociais

Notícias

Após investigação do Cremeb, falso médico é preso em Salvador

20 de dezembro de 2023

Um falso médico foi preso na manhã hoje, quarta-feira (20), em flagrante, após o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) investigar o exercício ilegal da medicina e acionar a polícia civil para que se constatasse o crime e efetuasse a prisão. Portador das iniciais F. S. S., 49 anos, ele utilizava a identificação de outro profissional que possui registro do Cremeb, mas que atende atualmente no estado de São Paulo. De acordo com as documentações encontradas na clínica onde houve a prisão, o falso médico cometia essa crime há, pelo menos, quatro anos.

Com ele, foi apreendido também um carimbo com as identificações utilizadas para cometer a falsificação de receitas e solicitações de exames. O responsável pela clínica onde o falso médico atuava, em depoimento ao delegado Willian Achan, responsável pelo caso, informou que foi pego de surpresa e que não sabia de que esse crime estava sendo cometido dentro da clínica Empresarial Lapa Consultas e Exames Médicos. Em data futura, ele será ouvido em novo depoimento, para esclarecer como foi feita a contratação do falso médico e quais documentos foram apresentados.

 

Para alertar a sociedade e a classe médica de que o Cremeb segue combatente contra o crime do exercício ilegal da Medicina, o presidente da entidade, Dr. Otávio Marambaia, explica que novas ações nesse sentido irão acontecer, para que os praticantes desses crimes sejam punidos e tirados de circulação. Somente em Salvador, no último ano, o Cremeb já colaborou com o flagrante de três pessoas que exerciam a medicina ilegalmente, além de ter conquistado na justiça a interdição de, pelo menos, 7 profissionais de outras áreas da saúde que realizavam procedimentos exclusivos de médicos.

“É de uma irresponsabilidade sem tamanho o sujeito receitar exames e supostamente tratar um paciente sem que tenha tido a preparação específica para isso. Medicina é uma profissão séria e o Cremeb vai continuar sob alerta máximo para ajudar na prisão dos falsos médicos. A população está com sua saúde em risco quando é atendida por um falsário, podendo o resultado de uma medicação aplicada erroneamente, por exemplo, ser a própria morte”, esclarece o conselheiro presidente.

O caso

A suspeita se iniciou quando um laboratório recebeu requisições de exames para diversas especialidades, dentre elas ginecologia, oftalmologia e urologia, mas assinadas pelo mesmo profissional. Paralelamente a isso, o laboratório entrou em contato com o médico para informar que alguns procedimentos foram modificados e pediu determinadas especificações do exame que o, até então, suposto médico havia solicitado. Com a ausência de conhecimento para distinguir as características de cada exame, o falso médico deu sinais de que não havia cursado a faculdade de medicina.

De posse dessas informações, o Cremeb entrou em contato com o médico identificado no carimbo, que retornou ao Conselho informando que não era o autor daquelas requisições e informando que há muito tempo não realiza procedimentos na Bahia. Posteriormente, a autarquia investigou o horário e local de atendimento informados nas solicitações de exames, acionou a polícia civil e programou uma visita de fiscalização na unidade onde suspeitava-se que o crime acontecia. O falso médico foi preso em flagrante, por volta das 7h45, quando chegou na clínica para iniciar os atendimentos.

Compartilhe: