Ação educativa da Codame do Cremeb corrige publicidades indevidas nas redes sociais
30 de maio de 2025
Por entender que as redes sociais são uma importante ferramenta de divulgação do trabalho dos médicos, mas que é necessário observar e atender às normas de publicidade previstas na Resolução CFM 2.336/2023, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), através da sua Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), realiza audiências presenciais com médicos para tratamento de irregularidades de publicidade em rede social. O objetivo é educativo, demonstrando as irregularidades de modo que seja compreendida a demanda de apagar ou editar as postagens com informações em desacordo com a resolução.
Essas audiências educativas, que compõem um trabalho conjunto entre Codame, Departamento de Fiscalização (Defic) e Departamento de Inscrição (Dirc), são conduzidas pelo coordenador da Codame, Cons. Raimundo Pinheiro, que esclerece os trâmites realizados nas reuniões. “Ao médico entrevistado comunica-se a irregularidade, além de entregar cópia das Resoluções 2336/2023 (publicidade) e 2330/2023 (especialidades médicas). Os médicos entrevistados sempre agradecem e reconhem a iniciativa do Conselho e, de prontidão, retificaram as publicidades irregulares apontadas”, explica Pinheiro.
Com essa iniciativa, que acontece continuamente, o Cremeb se aproxima do médico de maneira conciliadora, orientando as boas práticas e corrigindo situações de menor impacto para que não haja prejuízo ao médico nem à sociedade. O Conselho já possui relatórios atualizados de fiscalizações nas redes sociais, que são gerados a partir de busca ativa em mídias digitais, para que as irregularidades nas publicidades médicas não gerem ônus em suas práticas.