Conheça nossas redes sociais

Notícias

Maio Amarelo reforça alerta para mobilidade saudável e segura no Brasil

19 de maio de 2023

Estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo. Dados do Status Report on Road Safety coloca o tráfego como a oitava causa de óbitos no País, vetor que vem ceifando a vida de um contingente próximo a 1,35 milhão de pessoas por ano em todo o mundo.

Esse cenário, que impõe desafios cada vez maiores àqueles que atuam pela redução de sinistros no trânsito, ganha visibilidade com a campanha Maio Amarelo. Com o mote “no trânsito, escolha a vida”, o movimento de conscientização para a redução da incidência de sinistros completa 10 anos de realização no Brasil em 2023.

“Em todos esses anos, a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) tem apoiado e participado do Maio Amarelo. Em 2023, esse endosso é ainda mais relevante, pela celebração de 10 anos da campanha”, comenta Antonio Meira Júnior, presidente da entidade. Segundo ele, o trânsito brasileiro ainda é muito violento e toda iniciativa para conscientizar a população e estimular mudanças de comportamento é essencial.

“Esse é um esforço estratégico e muito necessário no Brasil. Assim como em outros países, temos feito um trabalho intenso para reduzir os sinistros de trânsito, especialmente com vítimas fatais, mas ainda estamos longe de uma mobilidade totalmente segura e saudável”, frisou. Meira Júnior prestigiou a solenidade na capital federal.

Além de apoio à campanha do governo federal, a Abramet desencadeará iniciativas institucionais próprias para levar a mensagem do Maio Amarelo a todos os seus públicos. Com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB), a entidade atuará especialmente no ambiente digital, mobilizando seus perfis oficiais nas redes sociais para destacar a importância e orientar sobre a prevenção de sinistros e estimular comportamento mais amigável de condutores, pedestres e demais usuários das vias brasileiras.

A campanha – Criado em 2014, o Maio Amarelo é um movimento internacional, apartidário, de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. O laço representa que os acidentes de trânsito são também considerados uma epidemia e segue a mesma diretriz das campanhas de conscientização contra o vírus HIV, o combate ao câncer da mama (outubro rosa) e ao da próstata (novembro azul).

 

Fonte: Abramet

Compartilhe: