Conheça nossas redes sociais

Notícias

2020: um ano de homenagens ao centenário de Dr. Antônio Jesuíno Netto e Dr. João Falcão Torres

23 de dezembro de 2020

No início deste ano, as entidades médicas baianas – Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Associação Bahiana de Medicina (ABM), Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) e a Academia de Medicina e Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins decidiram que 2020 seria dedicado à celebração do centenário de nascimento de dois vultos da Medicina do nosso estado: João Falcão Fontes Torres e Antonio Jesuíno dos Santos Netto.

Ambos destacaram-se pela dedicação ao exercício da profissão, respeitando os interesses da coletividade ao tempo em que cuidaram para propiciar aos médicos condições dignas de trabalho.

João Torres, representa um modelo de servidor público da saúde, tendo dedicado a maior parte de sua vida a Secretaria Estadual da Saúde, ocupando importantes cargos, em diferentes governos. Foi um dos fundadores do Cremeb e do Sindimed, tendo por sua legítima liderança ocupado a presidência das duas instituições.

Jesuíno Netto firmou-se como respeitado cirurgião e professor de Medicina, influenciando na formação de gerações de médicos hoje em atividade por todo o Brasil. Empenhou-se também para melhor assistência à população e ao bem-estar dos profissionais da medicina, doando-se a várias instituições, notadamente ao Cremeb, tendo participado de várias gestões.

Por tudo isso foram alvos de homenagens durante o ano, embora sem o brilho e a repercussão pretendida pelos promotores devido à Pandemia que aflige toda a humanidade.

Dois gigantes do saber, da ética, da honradez, a servir de exemplo aos seus contemporâneos e aos pósteros.

*Texto da autoria do conselheiro decano Jorge Cerqueira

Compartilhe: