Conheça nossas redes sociais

Notícias

Prefeitura acata recomendações do CREMEB em seleção para 143 vagas de médicos

28 de junho de 2018

 

Após recomendações do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), que resultou no cancelamento do processo seletivo, a prefeitura de Salvador publicou novo edital para a contratação temporária de 143 médicos para o Serviço de Atendimento à Urgência e Emergência Fixa (SAUEF) através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). A seleção, cujas vagas contemplam as áreas de clínica médica (67), clínica pediátrica (53), saúde mental (07) e ortotraumatologia (16), já está com as inscrições abertas e seguem até próximo domingo (01.07) no site www.processoseletivosimplificadosauefsms.salvador.ba.gov.br. A taxa é de R$ 50.

Entre as mudanças sugeridas pelo Cremeb, está a descrição das atividades. No edital anterior, além de muito amplas, as atividades eram idênticas para especialidades distintas (clínicos, pediatras, psiquiatras e ortopedistas), sendo que tais áreas necessitam de competências específicas. No novo edital, que pode ser consultado no portal citado acima, houve um enxugamento das atividades a serem desempenhadas e uma mudança na nomenclatura da função temporária, que se resumiu a médico, sendo que este poderá se candidatar para atuar em uma das quatro áreas anunciadas sem necessariamente ser especialista na mesma.

A presidente do Cremeb, conselheira Teresa Maltez, salienta que, apesar da seleção não ser mais para médicos especialistas, o que seria ideal, o profissional não poderá ser anunciado como especialista na área em que irá atuar, salvo se o mesmo tiver o título registrado no Conselho. “Como forma de incentivar a participação destes profissionais, o médico que tiver o título de especialista ou residência completa na área de atuação escolhida, registrado no Conselho, terá pontuação adicional na avaliação de títulos”, destaca ela. Também pontuará quem tiver especialização em urgência/emergência, medicina intensiva ou psiquiatria.

“Ficamos felizes com a sensibilidade dos gestores em acatar as nossas considerações, todas discutidas com representantes das entidades médicas, com profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital e com o coordenador de Urgência e Emergência de Salvador, Dr. Ivan Paiva”, afirma a conselheira.

Outro ponto questionando pelo Conselho e acatado pela prefeitura foi excluir a cláusula que definia que todos os plantonistas seriam preceptores de residentes e estudantes. Para o vice-presidente do Cremeb, conselheiro Júlio Braga, a função de orientar os estudantes e a responsabilidade pelos atendimentos devem ser claramente definidas e estabelecidas, cabendo o reconhecimento oficial dessa função para aqueles que a exercem. “Para ensinar, o profissional precisa ter conhecimento técnico e formação ética diferenciadas. Além disso, é preciso definir quais atribuições adicionais que o plantonista terá como preceptor e que haja remuneração para isto”, complementa ele.

Serviço – O processo seletivo será constituído de uma única etapa, a prova de títulos, de caráter eliminatório e classificatório. O certame tem validade de dois anos, a partir da homologação, e pode ser prorrogado uma única vez por igual período. Das 143 vagas de médicos oferecidas, 5% estão reservadas para Pessoas com Deficiência (PCD) e 30% para candidatos negros, conforme previsto em Legislação Municipal. O médico contratado terá a jornada de trabalho em regime de plantão de 24 horas semanais e com remuneração de até R$ 6.353,33. A prefeitura poderá conceder auxílio alimentação e transporte.

Os candidatos que se inscreveram na seleção anterior, podem aproveitar o valor da inscrição para pagamento na seleção atual. Para isso, basta fazer a opção até próximo domingo, no formulário de inscrição, disponível no site www.processoseletivosimplificadosauefsms.salvador.ba.gov.br. Quem optar pelo reembolso da taxa, deve comparecer na Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE), situada à Av. Vale dos Barris, 125 – Barris, no prazo de 30 dias úteis a contar da data de publicação do edital, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, munidos de original e cópia de documento oficial com foto, além de cópia do CPF e do Cartão Bancário contendo Banco, Agência e Conta Corrente.

 

Relembre o caso:

Seleção para médicos via Reda na prefeitura é tema de debate no Cremeb

 

Compartilhe: