Conheça nossas redes sociais

Notícias

Campanha de sangue no CREMEB pode salvar até 312 vidas

13 de abril de 2017

O espírito da Semana Santa começou mais cedo no Conselho Regional de Medicina no Estado da Bahia (Cremeb). A instituição, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), conseguiu coletar 78 bolsas de sangue e cadastrar 96 pessoas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) durante campanha realizada na sua sede, em Salvador, na última terça-feira (11).

A ação, que contou com o apoio da Associação Bahiana de Medicina (ABM), teve como objetivo engajar servidores e conselheiros do Cremeb, médicos e a sociedade na busca de aumentar os estoques de bolsas de sangue no estado, principalmente, para atender as possíveis demandas durante o feriado prolongado da Semana Santa. “Estamos muito orgulhosos de poder estimular a solidariedade e ainda ajudar a quem precisa. Afinal, sangue é vida”, afirmou a presidente do Cremeb, conselheira Teresa Maltez.

Ela lembrou ainda que, levando em consideração que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, o resultado obtido durante a campanha é ainda mais recompensador. “As 78 bolsas coletadas podem salvar até 312 pacientes. É preciso que as pessoas tenham consciência de que a doação de sangue é um ato muito simples para quem doa, mas insubstituível para quem precisa”, ressaltou a conselheira, que não pode doar porque esteve recentemente no Norte do país – considerado zona endêmica de malária.

Para o diretor geral da Fundação Hemoba, Marinho Marques, além de superar as expectativas, ação com o Conselho teve um apelo diferente: “A parceria com o Cremeb é muito importante para difundir a cultura da doação voluntária de sangue, sobretudo entre os médicos, que são responsáveis pela prescrição do sangue que será utilizado nos serviços de saúde”. Para que a ação fosse viabilizada, a Fundação Hemoba disponibilizou uma equipe de 17 pessoas, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, cadastradores e apoio logístico.

IMG_8211 (Medium)

No Cremeb, dos 92 colaboradores, incluindo os estagiários e a equipe de segurança, 54 participaram diretamente da campanha com algum tipo de doação. Como forma de integração, o Cremeb promoveu uma gincana solidária entre os funcionários, na qual a equipe que angariasse mais doadores seria a vencedora. “Sempre quis doar, mas como sou de menor, preciso estar acompanhada de um responsável. Aproveitei a ação no trabalho da minha mãe para doar. Estou muito feliz”, declarou Bianca Gomes, de 16 anos, a doadora mais jovem da ação.

 

Confira aqui a galeria de fotos do evento.

Compartilhe: