CFM e Universidade do Porto estão com inscrições abertas para Doutoramento em Bioética com 20 vagas
4 de fevereiro de 2026
Já estão abertas e seguem até 19 de fevereiro as inscrições para o Programa de Doutoramento em Bioética – 2026, que oferece 20 vagas para médicos brasileiros. O curso é resultado de convênio entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em Portugal.
O programa terá duração de três anos letivos e será realizado na modalidade híbrida, com atividades presenciais na sede da FMUP, no Porto (Portugal), na sede do CFM, em Brasília (Brasil), além de encontros por videoconferência.
No primeiro ano, os alunos cursarão disciplinas obrigatórias da área de bioética. Já o segundo e o terceiro anos serão destinados ao desenvolvimento da pesquisa, elaboração, qualificação e defesa da tese de doutoramento.
As despesas com matrícula, rematrículas, transporte, hospedagem, alimentação e demais custos relacionados às atividades realizadas no Brasil e em Portugal são de responsabilidade do estudante.
Quem pode se inscrever
Podem se candidatar médicos com diploma de Medicina reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), inscrição ativa em Conselho Regional de Medicina (CRM) e residência em qualquer estado brasileiro. Do total de vagas ofertadas, 5% são reservadas a pessoas com deficiência, conforme a legislação vigente.
A seleção será realizada com base na avaliação da monografia e na análise do Currículo Lattes dos candidatos.
O edital completo, com todas as informações sobre o processo seletivo, está disponível no site do CFM (clique aqui).



