Notícias

Debate na Câmara: conselheiro do Cremeb reforça atenção ao pré-natal

3 de dezembro de 2025

O conselheiro do Cremeb e médico anestesiologista José Abelardo de Meneses representou a diretoria da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) na audiência pública “Parto Humanizado: um direito de todas as mulheres!”. O encontro, promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, foi realizado na manhã de ontem (02), em Brasília.

Na oportunidade, foram discutidos o Projeto de Lei 6567/2013, a ampliação do acesso à analgesia peridural no SUS e a apresentação do Projeto Parto sem DOR (Fiocruz/UFBA/França).

Durante sua intervenção, Dr. Abelardo chamou atenção para um ponto essencial que antecede o parto: a qualidade da atenção básica e do pré-natal. “Precisamos falar sobre atenção básica/pré-natal, que é bastante insuficiente para prevenir determinadas situações que levam as parturientes à cesariana”, destacou. Com mais de quatro décadas atuando em maternidades, ele lembrou ainda que muitas indicações de cesariana decorrem de problemas maternos que poderiam ter sido prevenidos ou controlados ao longo do pré-natal, a exemplo da doença hipertensiva específica da gravidez e do diabetes gestacional.

“Verifiquei aqui que não existe um único ator responsável por essa desassistência ao parto. Afinal, muito pior do que a dor física, que nós podemos controlar na sala de parto, é a dor de uma mãe que gera um novo ser, passa nove meses gestando e perde o seu filho no momento do parto porque o pré-natal foi mal-conduzido”, concluiu o conselheiro.

Além da SBA, participaram do debate representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Centro Colaborador para Redução da Mortalidade Materna – UFBA, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) e do Ministério da Saúde.

A audiência pública foi transmitida ao vivo no canal da Câmara dos Deputados no YouTube e está disponível para consulta na íntegra (clique aqui e confira).