Presidente e 2º Vice-Corregedor do Cremeb são homenageados pela ABM em noite solene
31 de outubro de 2025
Em solenidade realizada na noite de ontem (30) para comemorar o Dia do Médico e os seus 83 anos de fundação, a Associação Bahiana de Medicina (ABM) homenageou cinco nomes da Medicina baiana por mérito médico, cada um em uma categoria específica. Dentre eles, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. Otávio Marambaia, e o 2º Vice-Corregedor da autarquia, Dr. Jedson Nascimento. Eles foram reconhecidos com entrega de diploma pelas contribuições e legados construídos nos âmbitos acadêmico e associativo, respectivamente. A cerimônia aconteceu na sede da ABM, em Ondina, e homenageou também os médicos Dr. Raymundo Paraná, pela sua atuação no Sistema Único de Saúde; Dr. Dalmar Perciliano, pelo atendimento à população do interior do estado; e o Dr. Enéas Carvalho – in memoriam -, pela sua conduta exemplar no exercício da profissão.
A apresentação da homenagem ao Dr. Marambaia foi feita pelo Dr. César Amorim, ex-presidente da ABM e conselheiro do Cremeb, trazendo um pouco da trajetória familiar, profissional e acadêmica que justificam a condecoração. Em suas palavras de agradecimento, o presidente do Conselho reforçou ainda mais a sua adoração pelo ensino, pela Medicina e pela sua família. “Ao tornar-me professor de Medicina, já sabia o valor transformador da educação e o papel estimulante do professor na construção de ideário e visão dos estudantes”, reforçou sobre a sua relação com a sala de aula, que ultrapassa quatro décadas, o homenageado por mérito médico acadêmico.
Presença ilustre no evento, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Hiran Gallo, também parabenizou os homenageados da noite, em especial o presidente do Cremeb, a quem dirigiu um discurso tomado pela admiração e por agradecimentos às contribuições para a medicina baiana e brasileira. “Sua atuação inspira novas gerações e lembra a todos nós que o verdadeiro mérito da Medicina está em servir com ética, ciência e compaixão”, enfatizou o presidente do CFM, que está em Salvador para as atividades do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2025.
Os elogios e parabenizações continuaram durante a homenagem ao Dr. Jedson Nascimento, que teve a sua apresentação feita pelo também anestesiologista Dr. Carlos Eduardo Aragão. E a trajetória do homenageado por mérito médico associativo explica tamanha reverência. Além de conselheiro do Cremeb, ele já contribuiu com a ABM, Comissão Nacional de Residência Médica, tanto Sociedade quanto Cooperativa de anestesiologia, e mantém ainda boas relações com instituições representativas como a Associação Médica Brasileira, CFM, Ministério da Educação e Ministério da Saúde. “Quero trabalhar com qualidade e segurança, para que ninguém saia de um hospital pior do que chegou”, demonstrou o seu compromisso com a ética médica, Dr. Jedson Nascimento.
Conselheiros do Cremeb se fizeram presentes na solenidade em prestígio aos colegas homenageados. São eles: Dr. Jorge Cerqueira, decano do Conselho; Dr. Antônio Meira, diretor da ABM e conselheiro do CFM; Dr. Plínio Sodré, vice-presidente; Dr. Emerentino Araújo, corregedor; Dr. José Carlos Ribeiro, secretário geral; Dr. Antônio Azevedo, 1º vice-corregedor; Dr. José Abelardo de Meneses; Dra. Tatiana Aguiar; e Dr. Luiz Henrique Costa, diretor da ABM.
Compuseram a mesa diretora do evento o diretor financeiro da ABM supracitado, Dr. Luiz Henrique Costa; o diretor da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. José Eduardo Lutaif Dolci; o presidente do CFM, Dr. Hiran Galo; o vice-presidente do Cremeb, Dr. Plínio Sodré; a presidente do Sindimed, Dra. Rita Virgínia Ribeiro; o reitor da UFBA, Prof. Dr. Paulo César Miguez; e o presidente da Academia de Medicina da Bahia, Dr. César Augusto de Araújo.





