Conheça nossas redes sociais

Notícias

Nota pública sobre a prisão de um falso médico no Rio de Janeiro

11 de fevereiro de 2023

Sobre a prisão, no Rio de Janeiro, de um falso médico investigado por fraudar documentos de uma universidade na Bahia para a obtenção de registro profissional no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) vem a público esclarecer que as informações da fraude foram geradas a partir da verificação de documentos feita pelo próprio Cremerj.

O CRM do Rio de Janeiro estranhou o fato de que nenhum dos supostos estudantes, com documentos de “uma Universidade Federal da Bahia” (presumivelmente, a UFBA), se registrou no Cremeb. O Cremeb foi consultado e colaborou com o Cremerj para apurar a fraude documental. Em tempo, informamos que essa investigação não é recente e sua apuração ainda está em curso.

Os indícios apontam para possível falsificação de ata de colação de grau dos formandos de medicina (as investigações dirão se houve convivência ou não de algum funcionário da universidade), que foi adulterada para inserir algo em torno de 17 nomes. Ressaltamos que nem todos os supostos médicos tentaram inscrição no Cremerj e que os outros CRMs têm a relação dos falsários para impedir novas inscrições.

É fundamental que se diga que essa prisão, que ocorreu na noite da última quarta-feira, dia 08.02, se deve a denúncia feita à polícia pelo Cremerj. Importante explicar também que a universidade pode ser vítima dessa fraude. Ratificamos que o Cremeb tem um grande rigor na avaliação documental e, inclusive, já promovemos, com o apoio da Polícia Federal, prisão em flagrante de falsários.

Com a ajuda de colegas, especialmente no interior, o Cremeb tem ajudado a polícia a promover prisões em flagrante de falsos médicos atuando na Bahia. No final do ano passado, por exemplo, uma falsa médica foi presa em flagrante após a equipe de fiscalização do Cremeb identificar que a mesma atuava sem registro profissional de médico, se apresentando como profissional responsável pelo transporte de uma paciente da cidade de Santo Antônio de Jesus para Salvador.

Compartilhe: