Conheça nossas redes sociais

Notícias

Presidente do Cremeb reúne cerca de 150 médicos da OSID durante palestra sobre prontuário

22 de junho de 2022

Os aspectos éticos e legais do prontuário médico foram os temas abordados pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. Otávio Marambaia, em palestra para o corpo clínico do Hospital Santo Antônio (mantido pelas Obras Sociais Irmã Dulce), reunindo mais de 150 médicos em evento online, na noite da última segunda-feira (20). A partir da análise do contexto histórico que propõe uma nova dinâmica na relação entre o médico e o paciente, o conselheiro compartilhou as orientações sobre a necessidade do preenchimento do prontuário, bem como as vedações do que se deve ser informado no documento e como ele pode ser o principal aliado do médico diante de dilemas éticos.

“O prontuário médico é um tema que está presente continuamente no exercício médico, então trazê-lo para o centro do debate, e diante de um quórum tão expressivo, é investir na qualificação do atendimento prestado pela classe. Foi uma excelente oportunidade para orientar que a importância do correto preenchimento vem beneficiar não somente o paciente, mas também o próprio médico”, analisa o presidente Otávio Marambaia. Dentre as informações trazidas na sua apresentação, o conselheiro demonstrou números que evidenciam a relação entre a qualidade dos prontuários com o perfil dos processos ético-profissionais julgados pelo Cremeb.

O conselheiro e ex-presidente do Cremeb, Dr. José Abelardo de Meneses e o conselheiro e ex-tesoureiro da autarquia, Dr. Raimundo Teixeira, também participaram do evento. A aula reuniu médicos residentes de diversas especialidades do hospital, coordenadores de distintas áreas de atuação da unidade e demais integrantes do corpo clínico. Representaram o Hospital e a OSID o Assessor de Ensino e Pesquisa, Dr. Sandro Cal Barral; o Diretor Médico, Dr. André Luis Lordello Freife; o Coordenador Médico, Alexandre Vasconcelos de Meirelles; e o também Coordenador Médico, Elmar de Castro Loula Dourado Filho. A proposta é que os encontros entre o Cremeb e o corpo clínico da instituição se mantenha mensalmente, debatendo assuntos como “termo de consentimento” e “responsabilidade médica” nas aulas futuras.

Compartilhe: