Conheça nossas redes sociais

Notícias

Falso médico é preso em flagrante após realizar atendimentos em Potiraguá, no Sudoeste baiano

12 de abril de 2022

Foi preso em flagrante na tarde de hoje (12), pela Polícia Civil, um falso médico identificado pelas iniciais M.A.N.S.A, que atendia no Hospital e Maternidade de Potiraguá, município no interior do Sudoeste baiano. O caso contou com a colaboração da Delegacia Regional do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) no Sudoeste, que, ao receber a denúncia de um falso médico atuando na região, checou os dados no site do Conselho e, diante da divergência entre dados e foto, prosseguiu com o encaminhamento da suspeita.

De acordo com as informações da polícia, o falso médico formou-se em Medicina na Bolívia e, para atuar no município sem a devida revalidação oficial, utilizava o número do CRM e nome de um médico devidamente habilitado. Além da prisão do suspeito, feita pela Polícia Civil de Itapetinga e Potiraguá, foram apreendidos carimbo e fichas de atendimento ambulatorial e emergencial de pacientes, já preenchidos, carimbados e assinados pelo investigado. Ele foi autuado pelos crimes de falsidade ideológica, exercício ilegal da medicina e falsa identidade.

A diretoria do hospital onde o falso médico atuava confirmou que o suspeito se identificava como sendo o médico qual ele utilizava a documentação criminosamente. Procurada pela Assessoria de Comunicação do Cremeb, a Secretaria Municipal de Saúde de Potiraguá não respondeu e-mail nem atendeu telefonema para compartilhar informações sobre a checagem de documentação do falso médico na hora da contratação.

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia informa que abrirá sindicância para apurar se houve conivência de algum profissional médico na execução do delito e também a responsabilidade do diretor técnico do hospital diante a atuação do falso médico. Esse caso vem à tona um mês após o Cremeb iniciar a campanha “Cuidado, falso médico mata!”, cobrando dos gestores mais rigor na checagem de documentação quando se contrata um médico e convidando a população e a classe médica a denunciarem esses casos quando há suspeita de exercício ilegal de Medicina.

Para denunciar, envie o máximo de informações sobre a suspeita para o e-mail prerrogativasdomedico@cremeb.org.br e/ou acione a polícia através do número 190.

Veja abaixo o exato momento em que a Polícia Civil efetua a prisão do falso médico em flagrante:

 

Compartilhe: