Conheça nossas redes sociais

Notícias

26 de março de 2021: 100 anos do nascimento do Dr. Penildon Silva

25 de março de 2021

Em 26 de março de 1921 nascia um dos maiores cientistas da Farmacologia brasileira, o médico, farmacêutico e professor Penildon Silva. Por influência do pai – farmacêutico Dr. Pedro Silva -, formou-se primeiro em Farmácia e depois em Medicina. Foi professor titular de Farmacologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

O médico publicou diversos trabalhos e artigos científicos durante a sua carreira, sendo a obra Farmacologia Geral o livro mais lembrado, até hoje referência para estudantes de Farmácia e Medicina, como também para farmacêuticos, bioquímicos e médicos de todo o país. Na Academia de Medicina da Bahia, ocupou a cadeira de número 34. Ele faleceu em 20 de dezembro de 2019.

Na trajetória dos seus 98 anos vividos, teve quatro filhos, dentre eles a Professora Luciana Rodrigues Silva, Titular de Pediatria da UFBA e atual Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria e o Professor Penildon Silva Filho, pró-reitor de Ensino de Graduação da UFBA.

Para homenagear o grande mestre da Farmacologia, hoje, no aniversário de 100 anos de vida de Dr. Penildo Silva, um Simpósio de Farmacologia será realizado das 14h às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube da Universidade Federal da Bahia (youtube.com/tvufba). “Grande mestre, tive a honra e a felicidade de ter sido seu aluno”, registra o recém presidente eleito do Cremeb, Cons. Otávio Marambaia.

Cons. Jorge Cerqueira

Presidente do Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins.

Compartilhe: