Conheça nossas redes sociais

Notícias

Posicionamento sobre caso de suposto falso médico em Riachão do Jacuípe

21 de março de 2018

Diante dos fatos expostos pela imprensa, que denuncia um suposto falso médico fugindo do Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe após ser questionado por populares sobre a sua atuação, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informa que o caso já se encontra sob o conhecimento da Corregedoria da autarquia, a qual seguirá com a investigação para apurar a possível participação de profissionais médicos em benefício de ato ilícito.
Outra medida tomada pelo Cremeb foi encaminhar as informações colhidas ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren), tendo em vista que a corresponsável pela contratação, no caso, a secretária de Saúde do município, é uma enfermeira. A outra parte responsável pela contratação é o Instituto de Saúde e Assistência Social (ISAS), empresa que gere a unidade por terceirização da prefeitura.
Vale lembrar que em 2008, um homem acusado de exercer ilegalmente a medicina foi preso na mesma cidade. Na época, a diretora do hospital municipal de Riachão do Jacuípe, Juliana Carneiro – hoje secretária de Saúde da cidade -, afirmou que o rapaz não era funcionário da unidade, mas admitiu que o falso médico teria sido chamado para trabalhar em um plantão, o que não ocorreu devido a ação da polícia. A Assessoria de Comunicação do Cremeb tentou contato com o gabinete da pasta, mas não foi atendida.
Casos desse gênero reforçam um dos serviços dispostos no Portal Cremeb: Buscar Médicos. A partir dele, o gestor de Saúde ou qualquer outro contratante, além da sociedade em geral, pode averiguar a veracidade da identidade profissional médica daquele cidadão, bem como ter acesso à foto de identificação, situação perante o Conselho e outras informações. É uma consulta simples, gratuita e que salvaguarda o contratante, a sociedade e a Medicina.

Compartilhe: