Conheça nossas redes sociais

Notícias

Conselheiro do Cremeb lança livro sobre prática anestésica

3 de março de 2017

Com o intuito de proporcionar informações em um formato inovador, direto e objetivo sobre ética médica, o anestesista e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Alexandre Vieira Figueiredo, vai lançar o seu primeiro livro, intitulado de “Dilemas Éticos na Prática Anestésica – Discussão de Casos”. Para ilustrar o feito, um evento de lançamento da obra acontecerá dia 29 de março (quarta-feira), às 19h30, na sede da Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (Saeb). A presidente e o corregedor do Cremeb, Consa. Teresa Maltez e Cons. José Abelardo de Menezes, respectivamente, estarão presentes no evento representando a instituição.

O livro é uma publicação do Cremeb e fruto das percepções do Dr. Alexandre Figueiredo em suas atribuições internas no Conselho, instituição que faz parte da sua vida desde 2003, quando passou a integrar a Câmara Técnica de Anestesiologia. “A maior motivação foi perceber que muitos colegas respondiam por infrações éticas que poderiam ser facilmente prevenidas de com algumas atitudes muitas vezes simples, como realizar registro em prontuário”, contou à revista Bahianest, publicação da Saeb em conjunto com a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Estado da Bahia (Coopanest).

Para construir o material, o conselheiro do Cremeb pesquisou durante um ano e, além de outras fontes, a busca incluiu um levantamento de todos os pareceres e resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) e de todos os CRM´s do Brasil relacionados à anestesiologia. “Foram elaborados 25 casos, muitos deles retratando situações reais envolvendo a prática anestésica, sendo que a discussão é inteiramente voltada para a questão éticas”, explicou Dr. Alexandre Figueiredo.

O livro “Dilemas Éticos na Prática Anestésica – Discussão de Casos” trata-se de uma publicação com caráter meramente educacional e será distribuído gratuitamente para os médicos anestesiologistas do estado da Bahia.

Compartilhe: