Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb vai arrecadar donativos para ajudar instituições filantrópicas

1 de novembro de 2017

Qualificação e solidariedade. A partir de agora essa combinação estará presente em todos os cursos oferecidos pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). Visando ampliar o trabalho na área social, o Conselho vai solicitar aos participantes dos seus eventos – que são gratuitos – a contribuição voluntária de donativos que serão doados para instituições filantrópicas e sem fins lucrativos no estado.

A presidente do Cremeb, conselheira Teresa Maltez, explica que o tipo da doação vai depender da necessidade da instituição, podendo ser alimento não perecível, leite em pó, fraldas descantáveis (adulto ou pediátrica) e produtos de higiene pessoal, entre outros. “Além de trocar conhecimento e estimular a solidariedade entre os presentes, vamos contribuir com quem têm a missão de ajudar o próximo”, afirmou ela.

A primeira entidade a ser beneficiada será o Hospital Martagão Gesteira – instituição criada há mais de cinco décadas para atender crianças e adolescentes que passa por uma grave crise financeira. Para isso, o Cremeb convoca os participantes do V Seminário Segurança do Paciente no Ambiente Hospitalar, que será realizado no dia 17 de novembro, no Hotel Bahia Othon Palace, das 8h às 17h, a doarem fraldas descartáveis pediátricas de qualquer tamanho.

Como as inscrições dos eventos do Cremeb acontecem online, a doação deverá ser entregue sempre no dia do evento. O repasse dos donativos à instituição será realizada pelo próprio Cremeb, exceto para aquelas localizadas no interior do estado. “Neste caso, as empresas deverão se responsabilizar pela retirada das doações na sede do Conselho, em Salvador”, informa Dra. Teresa.

Regulamento – Inicialmente, o Cremeb optou por beneficiar as instituições filantrópicas que têm cadastro no Conselho, que prestam atendimento médico. No entanto, as entidades que tiverem interesse em receber as doações podem entrar em contato com o Cremeb, através do e-mail doacoes@cremeb.org.br, e se cadastrar. As instituições que possuem cadastro no Conselho não precisam se cadastrar. A contemplada, assim como a escolha do donativo a ser arrecadado, será anunciada juntamente com o material de divulgação de cada evento.

Visando dar transparência ao processo de seleção das entidades, foram estabelecidos critérios para participação. Além de possuir caráter filantrópico sem fins lucrativos, atestado pelo Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), a entidade precisará mandar para o e-mail citado acima o formulário de inscrição preenchido – o mesmo será enviado por e-mail – e cópias do CNPJ, do Estatuto Social, da ata de constituição ou fundação e um comprovante de endereço.

A fim de conhecer melhor as atividades desenvolvidas pela instituição interessada, o Cremeb poderá visitar as instalações da entidade a ser beneficiada. “Além de conhecer a real necessidade da entidade, nossa intenção é reverter as doações para entidades comprometidas de fato com o social”, ressaltou a presidente, complementando que todo o processo é gratuito, não havendo qualquer cobrança de taxa de participação.

Compartilhe: