Conheça nossas redes sociais

Notícias

Roberto Santos é homenageado pelo CFM com a comenda Sérgio Arouca

13 de dezembro de 2017

“É a maior autoridade viva da Bahia”. Foi com essas palavras que o segundo vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Jecé Brandão, enalteceu a homenagem feita ao médico Roberto Figueira Santos, ex-governador da Bahia e ex-ministro da Saúde, com a comenda Sérgio Arouca, de Medicina e Saúde Pública. O conselheiro foi o responsável também por apresentar o trabalho de Roberto Santos ao público, em solenidade realizada na sede do CFM, em Brasília, na terça-feira (12). A homenagem aconteceu no âmbito da entrega das Comendas CFM 2017.

A reverência foi entregue ao filho de Roberto Santos, Edgard Santos, que representou o médico no evento. “Com seu currículo tão extenso na vida pública, tem trajetória irretocável de serenidade e dignidade, tipo de comportamento que o Brasil precisa nesse momento”, enfatizou Edgard Santos. A presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dra. Teresa Maltez, também esteve presente no evento.

Outros quatro médicos foram condecorados. José Almir Santana, de Sergipe, recebeu a honraria Zilda Arns Neumann, de Medicina e Responsabilidade Social; Iaperi Soares de Araújo, do Rio Grande do Norte, foi agraciado com a comenda Moacyr Scliar, de Medicina, Literatura e Arte; Gabriel Wolf Oselka, de São Paulo, foi agraciado com a comenda Mário Rigatto, de Medicina e Humanidades; e Celmo Celeno Porto, de Goiás, recebeu a comenda Fernando Figueira, de Medicina e Ensino Médico.

Seus nomes foram selecionados dentre outros 25 candidatos de excelente currículo indicados pelos CRMs dos estados onde mantiveram forte atuação. O reconhecimento extravasa o âmbito local e alcança proporção nacional dada à projeção do trabalho executado. São donos de trajetórias únicas que incluem publicação livros e trabalhos científicos, exercício de cargos políticos, institucionais e de docência, compromisso com a ética e com a defesa dos interesses da profissão, dos colegas, da sociedade e dos pacientes.

Compartilhe: