Conheça nossas redes sociais

Notícias

Residência Médica: CEREM/BA emite nota de esclarecimento sobre prova no formato online. Confira!

6 de novembro de 2020

Diante dos acontecimentos recentes e em respeito aos questionamentos formulados pelos candidatos inscritos para o Processo Seletivo Unificado de Residência Médica/Bahia 2021, a CEREM/BA – COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA BAHIA vem a público para esclarecer o que segue.

Em 14/08/2020 a CEREM/BA tornou publico o Edital de Abertura de Inscrições para o Processo Seletivo Unificado de Residência Médica/Bahia 2021, fixando como data de realização das provas o dia 22/11/2020.

A ideia inicial era realizar as provas presenciais com questões objetivas de respostas curtas, no modelo que já vinha sendo adotado até então, com absoluto êxito.

À época da publicação do edital, acreditava-se, com base em estudos epidemiológicos, que no mês de Novembro, a pandemia da COVID-19 já deveria estar controlada, o que permitiria o relaxamento das medidas de restrição impostas pelos poderes públicos locais, viabilizando a realização das provas no mesmo modelo dos últimos anos.

Ocorre que, diferentemente do planejado, apesar da redução do número de casos ativos e de óbitos em decorrência da COVID-19, o relaxamento das medidas de restrição impostas pelas autoridades públicas municipais e estaduais em Salvador e na Bahia, respectivamente, ainda não permitem a realização das provas de forma presencial.

O problema reside na falta de espaços adequados e suficientes para a realização das provas. Isso porque, ao solicitarmos a liberação das salas, fomos informados pelas escolas, faculdades e demais instituições parceiras da impossibilidade de disponibilizar os espaços, uma vez que, por força das medidas de restrições impostas pelas autoridades públicas, estavam proibidas a realização de quaisquer atividades presenciais, o que incluiria a aplicação de provas. Assim, temendo a aplicação de sanções por parte da autoridade pública municipal, essas instituições condicionaram a liberação das salas à autorização expressa do Município do Salvador.

Consultada a autoridade municipal, com vistas a atender à solicitação das instituições onde seriam realizadas as provas, fomos informados que, independente de qualquer protocolo que venha a ser proposto ou implantado, nesse momento não poderia ser autorizada a realização do processo seletivo, ainda que fosse obedecido o limite máximo de candidatos por sala, como havíamos planejado, pois não haveria como garantir o cumprimento das restrições no transporte público e no acesso aos locais de prova, pondo em risco a segurança dos candidatos, das equipes de aplicação e da população em geral.

Assim, sem autorização do Município não dispomos de espaços para a realização das provas, independente do cumprimento de qualquer protocolo de segurança que viesse a ser implementado.

Ressalte-se que, mesmo que dispuséssemos de espaços, diante da negativa do Poder Municipal, insistir na aplicação das provas nos exporia a uma Ação de Fiscalização nesse momento, podendo culminar com a suspensão do processo seletivo, ocasionando um prejuízo incalculável para todas as partes envolvidas.

É inegável o risco de uma “segunda onda” da Pandemia da Covid-19 nos próximos meses, como tem sido observado nos países que foram atingidos pela Pandemia antes do Brasil, e que tem motivado a adoção de medidas restritivas extremas nesses locais. Não há qualquer garantia de que outros exames previstos para acontecer de forma presencial nos meses de dezembro ou janeiro venham a ser, de fato, realizados nesse formato.

Dessa forma, não se trata de uma “escolha” da CEREM-BA ou mesmo da STRIX EDUCAÇÃO, realizar prova por meio digital, mas constitui a única opção com vistas a permitir a realização das provas a tempo de viabilizar a matrícula dos candidatos aprovados.

A Plataforma que será utilizada para realização das provas no formato on-line possui inúmeros mecanismos e características de estabilidade e segurança, entre os quais destacamos:

a) Antes de iniciar a prova, durante a instalação do aplicativo de monitoramento, o candidato deverá tirar fotos de sua face, por meio da câmera do dispositivo (desktop ou notebook).

b) Ainda durante a instalação do aplicativo de monitoramento, o candidato deverá fazer o upload da imagem do seu documento de identificação.

c) Essas imagens serão utilizadas para fins de verificação de autoria, por biometria, durante a realização da prova e quando o candidato se apresentar na matrícula e/ou no próprio Serviço.

d) Durante a realização da prova, ficam inacessíveis todos os demais aplicativos ou programas instalados no dispositivo, a plataforma não permite acessá-los ou mesmo sair da tela de realização da prova sem concluí-la ou abandoná-la definitivamente.

e) A plataforma não permite a conexão do dispositivo com outro hardware durante a realização da prova.

f) Haverá monitoramento do candidato por um supervisor de aplicação que terá poderes para interromper a prova do candidato, ou mesmo finalizá-la, caso constate algum desvio de comportamento.

g) A plataforma utiliza Inteligência Artificial (monitoramento da retina, movimentação corporal, etc) para identificar possíveis desvios de comportamento do candidato durante a realização da prova, identificar a presença de terceiros no ambiente ou a ausência temporária do candidato sem autorização, emitindo alertas e auxiliando o supervisor de aplicação na tomada de decisão.

h) Toda a prova será gravada em áudio e vídeo, bem como as comunicações entre a equipe responsável pela aplicação e o candidato. Essas gravações ficarão disponíveis para verificação durante a realização da prova e posteriormente, permitirá o seu reexame quantas vezes forem necessárias.

i) Após iniciada a prova, o candidato não poderá abandonar a plataforma sob pena de desclassificação/eliminação do certame.

j) Todos os cliques do candidato serão gravados, de forma que será possível reconstituir toda a realização da prova.

k) A prova será composta por questões de múltipla escolha, que serão apresentadas em ordem aleatória para cada candidato.

l) A prova é baseada em situações-problema, casos clínicos. As questões buscam avaliar as competências desenvolvidas pelo candidato, pressupondo, em muitos casos, a prática no internato, no ambulatório ou em outros ambientes de atuação do médico. A resolução dessas questões não se baseia em memorização de informações básicas.

m) Após enviar a resposta de uma questão e passar para a questão seguinte, NÃO SERÁ POSSÍVEL ao candidato retornar à questão já enviada para consultar ou alterar a resposta selecionada.

n) O candidato disporá de 3 (três) minutos para responder a cada questão. Caso o candidato não envie a sua resposta nesse tempo, a questão será considerada em branco, e o sistema automaticamente passará para a questão seguinte.

o) O candidato poderá acompanhar o tempo decorrido por questão pelo cronômetro disponibilizado na plataforma.

p) O ambiente em que o candidato irá realizar a Prova deve ser considerado como uma Sala de Provas de uma aplicação presencial: confortável, bem iluminado, arejado, silencioso e sem qualquer tipo de interferência ou comunicação com terceiros, devendo o candidato estar só, sob pena de eliminação.

q) O candidato, ou a candidata, que possuir cabelo longo deverá mantê-lo preso durante a realização da prova.

r) Não será permitida, implicando na eliminação do candidato, a utilização de fone de ouvido (de qualquer tipo), protetor auricular, óculos escuros, boné, chapéu, máscara de qualquer tipo ou outro adereço ou equipamento que, durante a realização das provas, dificulte a correta identificação facial do candidato.

s) Plataforma desenvolvida por uma das dez maiores empresas de serviços de TI do mundo, com mais de 450.000 funcionários e atuação em mais de 45 países: Tata Consultancy Services – TCS.

t) A plataforma já foi utilizada para mais de 200.000.000 de exames em mais de 10 países, incluindo High-Stakes Exams e Exames Competitivos.

u) A plataforma utiliza criptografia de 256 bytes para as questões.

v) Há bloqueio de Portas (Port-Blocking), Detecção de Hardware adicionais ou Ambiente Virtualizado.

w) ISO 27001, 20,000 & 9001 Certified & Cert-In Certified Data Center.

 

Antes da realização da prova, o candidato terá acesso a uma versão de teste da plataforma para que possa verificar a compatibilidade de seu dispositivo e de sua conexão com a internet, bem como para se familiarizar com a plataforma.

A CEREM-BA sempre manteve as inscrições abertas pelo maior prazo possível, buscando dar oportunidade a todos os candidatos que desejam participar do processo seletivo, qualificando a seleção pela ampliação da concorrência e reduzindo a possibilidade da ocorrência de vagas ociosas nos Programas de Residência Médica oferecidos. A prorrogação das inscrições, nesse momento, faz-se necessária, ainda, para possibilitar aos candidatos que, enquadrados em grupos de risco para a Covid-19, não tenham realizado a sua inscrição devido ao modelo presencial de aplicação de provas.

Sabemos que essas mudanças geram insegurança em alguns candidatos, mas temos consciência da nossa responsabilidade e faremos todo o possível para realizar o processo seletivo com os mesmos padrões de segurança, lisura e transparência que o caracterizam, respeitando os princípios constitucionais que regem a atividade administrativa.

Esta Nota de Esclarecimento não substitui os Editais ou Comunicados do Processo Seletivo, cuja leitura é fundamental para realização das provas.

 

Salvador, 28 de outubro de 2020

CEREM/BA – COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA BAHIA

Compartilhe: