Conheça nossas redes sociais

Notícias

Publicidade médica: Codame atuou em mais de 120 casos em 2017

4 de junho de 2018

O que acontece com divulgações sensacionalistas, mercantilistas, falsas especialidades, etc, por médicos ou instituições? Embora muitos não saibam, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) atua sempre que notificado. Entretanto, como envolve a imagem dos médicos e instituições, a investigação é feita de forma sigilosa e, quase sem exceção, a publicidade é retirada ou adequada às recomendações do Código de Ética Médica. “As pessoas não tomam conhecimento, entretanto, mais de uma vez por semana, uma publicidade inadequada é removida ou ajustada por ação do Cremeb”, afirma o vice-presidente do Cremeb, conselheiro Júlio Braga.

Responsável por supervisionar a divulgação individual ou coletiva de temas específicos pelos meios de comunicação, a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos do Cremeb (Codame) tem atuado junto à classe médica, comunicólogos e população em geral, a fim de prestar orientações e fiscalizar materiais que abordem serviços de medicina. No campo educativo, por exemplo, em 2017 a Codame respondeu 44 consultas, publicou 8 pareceres e promoveu o VI Fórum de Publicidade Médica.

Com o avançar das e redes sociais, este ambiente se tornou convidativo à publicidade e a Codame trouxe para este evento, que chegou à sua sexta edição, Juliano Kimura, um dos mais reconhecidos especialistas em redes sociais no Brasil. Foram reunidos no mesmo plenário médicos, publicitários, jornalistas e estudantes que deram uma avaliação de 86% entre excelente e boa.

“Está sendo um novo desafio, mas estamos conseguindo acompanhar a velocidade da informação. Hoje focamos em alertar os médicos sobre a divulgação de serviços nessas mídias, principalmente quanto ao sigilo profissional e exposição de pacientes”, contextualiza o coordenador da comissão, conselheiro Paulo Sérgio Santos.

Outro trabalho realizado pela Codame refere-se a denúncias que chegam ao Conselho. Somente em 2017, a comissão analisou 72 anúncios. Em 82% dos casos foram adotadas ações educativas e a publicidade foi ajustada ou removida. Notificamos 59 médicos, a maioria por anunciar especialidade não registrada no Cremeb, que em geral se comprometem a adequar sua divulgação.

Já em 4% dos casos, mais graves ou recorrentes, houve encaminhamento à Corregedoria para providências, usualmente a instauração de uma Sindicância, que pode se transformar em Processo Ético contra os médicos envolvidos. “É o nosso trabalho em proteger a população do sensacionalismo, e os bons profissionais da concorrência desleal”, conclui Dra Teresa Maltez, Presidente do Cremeb.

Para buscar orientações e/ou outras informações junto a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos do Cremeb, basta enviar um e-mail para comissoes@cremeb.org.br.

Os membros da Codame são:

Cons. Paulo Sérgio Alves Correia Santos (Coordenador)

Consa. Maria Madalena de Santana (Vice-coordenadora)

Cons. Antonio Carlos Caires Araújo

Cons. Bruno Gil de Carvalho Lima

Consa. Débora Sofia Angeli de Oliveira

Cons. Eduardo Nogueira Filho

Cons. Jorge R. de Cerqueira e Silva

Consa. Maria Lúcia Bomfim Arbex

Consa. Nelma Pereira de Santana

Cons. Raimundo José Pinheiro da Silva

Cons. Raimundo Teixeira da Costa

Consa. Rosângela Carvalho Melo

Consa. Rosa Garcia Lima

Compartilhe: