Conheça nossas redes sociais

Notícias

Presidente do CFM faz palestra em Salvador, dia 3 de abril

27 de março de 2017

A formação de líderes médicos como um esforço de salvação para a medicina será o tema de uma atividade que acontece no dia 3 de abril, segunda-feira, em Salvador (BA). O evento é promovido pela Academia de Medicina da Bahia (AMB) – que inaugura o seu calendário de 2017 de reuniões científicas e culturais – e acontece no auditório da Associação Bahiana de Medicina (ABM).

O palestrante convidado é o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital. O evento é aberto para a comunidade médica e também estudantes. Para o conselheiro Jecé Freitas Brandão, representante da Bahia no CFM, “a presença do presidente da autarquia é extremamente significativa pela importância da instituição e será uma oportunidade grande para os médicos baianos – que hoje contabilizam 21.657 profissionais registrados – refletirem sobre o momento político do país e também sobre a situação da categoria”.

Entre as questões mais proeminentes do cenário atual, ele destaca o desmantelamento do SUS, a carreira no setor público e a qualidade da formação médica. Para o presidente da AMB, Almério de Souza Machado, os problemas na formação médica são hoje um tema de destaque no Estado e a presença dos estudantes ajudará a enriquecer o debate.

De acordo com a plataforma Radiografia das Escolas Médicas do Brasil, mantida pelo CFM, a Bahia tem hoje 18 escolas médicas em 11 cidades.  Dez dessas escolas foram criadas em apenas cinco anos (2012-2016) e quase 40% são privadas.

bahia (1)

Compartilhe: