Conheça nossas redes sociais

Notícias

Médicos devem atentar para vigilância, diagnóstico e tratamento da Doença de Chagas

25 de abril de 2018

A Bahia possui aproximadamente 76% dos seus municípios classificados como de médio e alto risco para transmissão vetorial da doença de Chagas, com média anual de 640 óbitos pela doença, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Para instruir os médicos diante dessa realidade, a pasta emitiu a Nota Técnica 01/2017, que disserta sobre a vigilância, diagnóstico e tratamento para Chagas. O documento é baseado em orientações do Ministério da Saúde, definido através do II Consenso Brasileiro de Doenças de Chagas, em 2016.

Como método diagnóstico para confirmação de casos de Doença de Chagas aguda, o Ministério da Saúde recomenda o Exame Parasitológico Direto, técnica “padrão ouro” para diagnóstico dessa fase da doença. Além disso, na fase crônica da doença, recomenda-se também o diagnóstico essencialmente sorológico. Esses exames laboratoriais podem ser feitos utilizando-se um teste com elevada sensibilidade (quimiluminenscência) em conjunto com outro método de elevada especificidade (ELISA), de acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN.

Sobre o tratamento para adultos, ele é realizado com o medicamento Benznidazol 100mg, 5gm/kg/dia, por via oral, em duas a três tomadas diárias, durante 60 dias (a dose máxima não pode ultrapassar 300 mg/dia). Quando a dose diária ultrapassar os 300mg/dia, recomenda-se estender o tempo de tratamento até se alcançar a dose atual calculada para 60 dias. Consulte aqui a Nota Técnica 01/2017 e confira mais detalhes dessa prescrição e prescrição infantil. O medicamento é disponibilizado nos Núcleos Regionais de Saúde, mediante apresentação de receita médica.

Salienta-se que na fase aguda, o tratamento deve ser realizado em todos os casos e o mais rápido possível, após a confirmação diagnóstica. O tratamento específico é eficaz na maioria dos casos agudos e congênitos, apresentando boa eficácia em 50% a 60% de casos crônicos recentes (fase aguda presente há até 12 anos). Importante pontuar também que o único método tradutor de cura após tratamento antiparasitário é a negatividade sorológica.

Compartilhe: