Conheça nossas redes sociais

Notícias

Mais Médicos: CREMEB registra 380 recém-formados em apenas 17 dias

7 de dezembro de 2018

Visando atender aos recém-formados interessados em se inscrever no Programa Mais Médicos, cuja prazo para brasileiros termina hoje (07), o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) continua sem medir esforços para efetuar os registros dos novos profissionais, tornando-os aptos a exercer a Medicina. Desde a abertura das inscrições do programa, dia 21 de novembro, até esta sexta-feira (07), o Conselho registrou 380 médicos recém-formados.

Essa demanda em curto espaço de tempo foi motivada pelas instituições de ensino, que anteciparam a colação de grau, previstas para o final de novembro e o mês de dezembro, para que os novos médicos pudessem adquirir o registro profissional junto ao Conselho. A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e a Unifacs foram algumas das instituições na Bahia que agilizaram a formatura.

Esta semana foi a vez da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) solicitarem o apoio do Cremeb para inscrever os novos médicos. A UEFS antecipou a colação de grau dos 22 formandos, que seria no dia 20 de dezembro, para o último dia 30. Já a UNEB, que teve o curso de Medicina reconhecido no último dia 05, antecipou a formatura de 23 formandos de 14 de dezembro para o dia 04 de novembro, além de uma turma de 22 médicos que colou grau no dia 30 de novembro.

A presidente do Cremeb, conselheira Teresa Maltez, ratifica que essa “corrida” para conseguir colar grau serviu para ratificar o posicionamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos Conselhos Regionais de que o Brasil tem, sim, médicos em número suficiente e interessados em aderir ao serviço público de saúde, desde que haja contratos de trabalho regulares. Segundo o Ministério da Saúde, 97,2% das 8.517 vagas oferecidas no programa foram preenchidas nos cinco primeiros dias de inscrição.

Compartilhe: