Conheça nossas redes sociais

Notícias

H1N1: vacinação na Bahia começa na próxima segunda-feira (18)

15 de abril de 2016

A partir do próximo dia 30, Dia D de mobilização contra a gripe, o Ministério da Saúde lança a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra da Influenza. No entanto, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) anunciou que vai antecipar a ação no estado para a próxima segunda-feira, dia 18. Com a meta de vacinar pelo menos 80% do público-alvo, cujo total é cerca de 49,8 milhões de pessoas, a iniciativa tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

Segundo boletim epidemiológico divulgado ontem (14) pela Sesab, 25 pessoas já foram detectadas com a gripe, também chamada de H1N1, em oito municípios baianos, sendo que Salvador lidera o número de ocorrências, com 17 casos. Seis dos 25 casos resultaram em óbito do paciente. As mortes foram registradas em Salvador (3), Boquira (1), Ibipeba (1) e Vitória da Conquista (1).

Ainda de acordo com a Sesab, as vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza do Programa Nacional de Imunizações (PNI) são vacinas trivalentes, que contém os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma do tipo B.

Idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de cinco anos e trabalhadores da saúde (público e privada) fazem parte do público-alvo. A imunização também é prioritária para gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, os portadores de doenças crônicas (asma, hipertensão, etc) e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Compartilhe: