Conheça nossas redes sociais

Notícias

Governo Federal apresenta Programa Médicos pelo Brasil; concurso vai selecionar 18 mil vagas

2 de agosto de 2019

Apresentado na última quinta-feira (1), o Programa Médicos pelo Brasil é uma vitória para a classe médica por prever concurso público para 18 mil médicos e criação de uma carreira profissional. A proposta foi anunciada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e pelo presidente Jair Bolsonaro, em substituição ao Mais Médicos. As regiões Norte e Nordeste, juntas, lideram a oferta de vagas, preenchendo 55% do total.

A elaboração do projeto teve o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM). “Foi fundamental. Todos os conselheiros federais estão de parabéns pelo auxílio que deram na redação, na construção do texto, nos diálogos com o presidente e com a classe política”, comentou o ministro Mandetta.

“Esse é um marco significante na história da saúde pública brasileira, pois há 30 anos estamos lutando por uma carreira de estado e um concurso público abrangente. E o mais louvável do projeto é a possibilidade de asistir dignamente as regiões mais remotas do Brasil”, comenta o conselheiro federal pela Bahia, Otávio Marambaia.

A previsão é que cerca de 13 mil cidades com difícil provimento ou de alta vulnerabilidade sejam beneficiadas no programa, que ampliará em cerca de 7 mil vagas ao projeto criado pelo último governo. Mas, diferentemente do Mais Médicos, os profissionais formados no exterior precisarão passar pelo processo de revalidação de diploma (Revalida) para estarem aptos à admissão. A proposta é uma Medida Provisória e, assim, ainda depende do aval do Congresso.

Compartilhe: