Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb repudia ‘estadualização’ dos Mais Médicos proposta pela Sesab

30 de novembro de 2018

Diante da declaração do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Villas Boas, propondo a transferência da gestão do programa Mais Médicos para as mãos dos estados e manutenção dos intercambistas cubanos, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Bahia (Cremeb) repudia tal proposta e se posiciona contra a investida da Sesab.

Para o Cremeb, garantir a estrutura necessária para uma assistência de qualidade e desenvolver mecanismos para fixação do médico é a estratégia mais adequada para solucionar a possível carência de médicos nos rincões do país.

O Conselho defende também a realização de concursos públicos com carreira de estado para os médicos e a necessidade de aplicação do Revalida — Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras – aos profissionais formados em Cuba ou em qualquer outro país, como preconizado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Quanto a possível carência de médicos em determinadas regiões do país, decorrentes da abrupta ruptura do contrato do governo cubano com o Mais Médicos, o Cremeb tem algumas considerações:

  1. É inaceitável refazer qualquer tipo de contrato com o Governo de Cuba, que colocou seus interesses financeiros e políticos acima da assistência aos brasileiros e ao cumprimento do contrato firmado.
  2. O tipo de atividade que os médicos cubanos prestavam tinha função muito mais preventiva que no tratamento de doenças graves. Isto minimiza o impacto da saída dos cubanos, pelo menos a curto prazo.
  3. A garantia de manutenção dos médicos nestes locais isolados, pressupõe condições de trabalho e moradia, além de contratos estáveis. Nem governos federais, nem estaduais, nem municipais desenvolveram projetos a longo prazo para uma Carreira de Médico do SUS. Só assim sairemos da mão de gestores irresponsáveis, ávidos por vender (e caro) soluções de última hora;
  4. A curto prazo, temos de aguardar a inscrição, apresentação e adaptação dos médicos brasileiros no PMM. Vivemos em um país democrático e não podemos obrigar os médicos a irem para onde desejarmos, sem aviso prévio, sem planejar com a família, dentre outras situações. Isto seria atuar como um governo ditatorial.
  5. Em respeito à população brasileira, que elegeu democraticamente o Sr Jair Bolsonaro para ser o próximo Presidente da República, consideramos que a cabe a ele e ao futuro Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, redesenhar este funesto programa de saúde pública e não a secretários de saúde dos estados. Afinal vale lembrar que mesmos secretários estiveram no cargo por 4 anos, com os governadores estando em final de mandato. Estes secretários, nada sugeriram de benéfico para o programa, não denunciaram os problemas na assistência, não protestaram contra os maus tratos e confisco do salário dos intercambistas cubanos. E não cabe aos mesmos querer propor mais improvisos para a nossa sofrida saúde pública.
  6. Cobramos do Dr Fábio Vilas Boas, secretário de Saúde da Bahia, que faça um grande concurso público para médicos da SESAB, o que não fez nos seus quase 4 anos de gestão. Poderá então, lotar os médicos aprovados nos locais que desejar. Mas, para manter uma intervenção duradoura em todo o país, seria útil que os secretários apoiassem o concurso para médico do SUS a nível federal. Só assim não teremos estas crises assistenciais em locais ermos e nem precisaremos ouvir sugestões de última hora.
Compartilhe: