Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cinco médicos recebem comendas do CFM por dedicação à Medicina e à sociedade

5 de dezembro de 2016

Grandes nomes da Medicina serão homenageados com o recebimento de comendas outorgadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por relevantes contribuições ao País ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais. A solenidade ocorrerá na noite dessa terça-feira (6 de dezembro), em Brasília, no auditório do CFM.

As honrarias, criadas em 2011 pelo Plenário do CFM, ressaltam o desempenho ético e o compromisso social para com a Medicina por profissionais ou instituições no esforço de construção de uma sociedade mais justa e um mundo melhor. Desde sua criação, 21 médicos já foram homenageados, tendo como destaque os nomes de Adib Jatene e de Ivo Pitanguy, que receberam as honrarias de Saúde Pública, e Literatura e Artes, respectivamente.

Para o presidente do Conselho Federal, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, a entrega dessas distinções reconhece os valores e a dedicação dos escolhidos em prol da Medicina em cada uma de suas áreas de atuação. “Temos a honra de escolher nomes de extrema relevância na Medicina, uma vez que é a atribuição judicante dos conselhos de medicina zelar e trabalhar, por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da Medicina”, apontou.

Homenageados – Em 2016, o primeiro outorgado será o escritor Heitor Rosa, que receberá a comenda de Medicina, Literatura e Artes. Rosa é autor de diversas obras premiadas, como o “Show do Esqueleto”, principal manifestação cultural dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Goiás (UFG). Um dos livros publicados por ele, Memórias de um cirurgião-barbeiro, de 2006, teve o prefácio de Moacyr Scliar.

Reconhecido pelo CFM em Medicina e Humanidades Médicas, Mário Barreto Corrêa Lima se dedicou à causa pública e ao estímulo de uma formação médica que valorizasse a compreensão do ser humano e de todo seu contexto. Isso se refletiu na sua carreira literária, com a publicação de diversos livros, artigos e textos sobre Humanidades Médicas. Entre os livros sobre assunto estão Rumos da Assistência Médica e Prioridade para a Saúde, uma Longa e Árdua Luta.

O médico José da Silva Guedes será reconhecido pela comenda Medicina e Saúde Pública. Guedes se formou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 1961, tendo se especializado como médico sanitarista e concluído o doutorado em Saúde Pública. Sempre manifestou interesse pelo campo das moléstias infecciosas e pela Saúde Pública, o que o levou a trabalhar no Hospital Emílio Ribas em 1962, num momento em que o País era severamente atingido por epidemias de sarampo, meningite, caxumba e outras doenças.

No campo da Medicina e Ensino Médico, a comenda do CFM será entregue a Júlio Torres, professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde exerceu atividades por 32 anos. Já o senador Ronaldo Ramos Caiado será agraciado pela comenda Medicina e Responsabilidade Social por ter contribuído com lutas pela categoria no Congresso Nacional ao longo dos seus 25 anos de política, tendo como destaque a apresentação da PEC 454/2009, que cria a Carreira de Médico de Estado.

 

Saiba mais sobre os homenageados de 2016:

Heitor Rosa – Comenda Moacyr Scliar, de Medicina, Literatura e Artes

Heitor Rosa é autor de obras premiadas como o “Show do Esqueleto”, principal manifestação cultural dos estudantes de medicina da UFG. Entre os livros publicados por Heitor Rosa estão: Histórias agudas e crônicas: do apêndice ao avião (1996, crônicas); Os ossos do coronel Azambuja (1998, contos); O Enigma da Quinta Sinfonia (2000, contos); Memórias de um cirurgião-barbeiro(2006, romance com prefácio de Moacyr Scliar); Julgamento em Notre Dame (2009, romance); Histórias de Creusa (2009, crônicas) e a coletânea Originais Inéditos (2010).

 

Júlio Rufino Torres – Comenda Fernando Figueira de Medicina e Ensino Médico

Júlio Torres é professor emérito da Ufam, onde exerceu atividades por 32 anos. Nesse período, foi professor de Clínica Cirúrgica, chefe do Departamento de Medicina Especializada e diretor do Serviço de Ortopedia do Hospital Universitário Getúlio Vargas. É autor de quatro livros, entre deles Pegadas de Deus, obra que abordou a fé sob a ótica de homens que exercem a Medicina e defendem que sua prática ocorra subordinada a valores como justiça, solidariedade e respeito ao próximo.

 

José da Silva Guedes – Comenda Sérgio Arouca de Medicina e Saúde Pública

José da Silva Guedes se formou na Faculdade de Medicina da USP em 1961, tendo se especializado como médico sanitarista e concluído o doutorado em Saúde Pública. Sempre manifestou interesse pelo campo das moléstias infecciosas e pela Saúde Pública, o que o levou a trabalhar no Hospital Emílio Ribas em 1962, num momento em que o País era severamente atingido por epidemias de sarampo, meningite, caxumba e outras doenças.

 

Mário Barreto Corrêa Lima – Comenda Mário Rigatto de Medicina e Humanidades

Mário Barreto Corrêa Lima se dedicou à causa pública e ao estímulo de uma formação médica que valorizasse a compreensão do ser humano e de todo seu contexto. Isso se refletiu na sua carreira literária, com a publicação de diversos livros, artigos e textos sobre Humanidades Médicas. Entre os livros sobre assunto estão: Rumos da Assistência Médica e Prioridade para a Saúde, uma Longa e Árdua Luta.

 

Ronaldo Caiado – Comenda Zilda Arns Neumann, de Medicina e Responsabilidade Social

Ronaldo Ramos Caiado se formou em Medicina em 1974 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua como especialista e cirurgião da coluna há mais de três décadas. Fez residência médica no Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro e Especialização no Serviço de Cirurgia Ortopédica e Traumatológica do Professor Roy Camille, Paris, França, em 1978. O atual líder do Democratas no Senado é autor da PEC 454/2009, que cria a Carreira de Médico de Estado. O primeiro cargo foi ocupado em 1991, quando eleito deputado federal por Goiás.

Fonte: CFM | Portal Médico
Compartilhe: