Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cinco candidatos a vereador de Salvador assinam ‘termo de honestidade’

16 de setembro de 2016

Entidades médicas da Bahia parabenizam os candidatos a vereador de Salvador que assinaram o termo de compromisso do fórum Conselho de Cidadãos, prometendo cumprir a lei, ser transparente e não cometer atos de corrupção na campanha e no mandato, caso seja eleito. Apesar de ter sido enviado para todas as direções municipais de partidos das 200 maiores cidades do Brasil, o documento só foi assinado por cinco candidatos na capital baiana até às 12h45 de quarta-feira, dia 13. São eles: Cezar Leite (PSDB), Érica Uderman (PSDB), João Gusmão (PR) Capitão Tadeu (PSB), Coronel Edmílson (PHS).

Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1997, o candidato Cesar Leite defende uma assistência digna e eficiente, com melhoria das condições de trabalho das profissões da área de saúde. “Esse termo de compromisso nada mais é do que a sociedade espera de um político, que é transparência no seu mandato, zelo pelo dinheiro/bem público e realizar as suas necessidades”, afirmou ele, complementando: “Na saúde, vamos fortalecer as auditorias e a fiscalização dos contratos da administração direta e indireta”.

Na Bahia, 33 candidatos dos municípios de Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista já aderiram à proposta, que segundo o Conselho de Cidadãos, tem como objetivo qualificar o debate eleitoral e fortalecer a democracia, dando ao eleitor informações sobre a postura e as pretensões dos candidatos inscritos para o pleito de 2016, propõe a adoção do compromisso a seguir, elaborado a partir de princípios constitucionais. A relação atualizada dos políticos que vão aderindo pode ser conferida através da fanpage da entidade no Facebook: https://www.facebook.com/cdecidadaos/.

Respeitar o limite de gastos eleitorais definido em Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); não contratar, uma vez eleito, familiares, até o quarto grau, seus ou de outros parlamentares, assim como de membros ou ocupantes de cargos de confiança em qualquer dos poderes ou esferas de governo; e disponibilizar na internet todas as informações e os documentos alusivos a despesas efetuadas com recursos de qualquer origem. Esses são alguns dos compromissos presentes no termo, que está disponível para consulta no site http://conselhodecidadaos.com.br.

Independentemente de partido e de ideologias, os brasileiros precisam de políticos sérios, transparentes, engajados com as causas em benefício da coletividade e que respeitem o Estado Democrático de Direito. Na saúde, por exemplo, é inaceitável que a sociedade tenha que arcar com as consequências do subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Faltam leitos, faltam insumos, mas acima de tudo falta prioridade dos gestores públicos para com a saúde no país, que há anos clama por eficiência na aplicação dos investimentos.

Compartilhe: