Conheça nossas redes sociais

Notícias

Nota de pesar: Cremeb lamenta a morte do Prof. Norival Sampaio

19 de setembro de 2016

A Diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebeu com grande pesar a notícia do falecimento do Prof. Dr. Norival de Souza Sampaio. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1949, com pós graduação em psiquiatria na Cornell University, em Nova York (1956 a 1959), fez a Livre Docência na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na sua trajetória acadêmica, atuou como professor adjunto de Psiquiatria e Psicologia Médica na Ufba e como professor titular de Psiquiatria na Escola Bahiana de Medicina, sendo um dos colaboradores mais profícuos na contribuição para o sucesso da 2ª Escola de Medicina da Bahia, no início da década de 50. Foi escolhido como Paraninfo em diversas turmas, como retribuição de seus alunos pela sua dedicação, competência e modelo de ser humano. Foi coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e também ocupou o Conselho Deliberativo da fundação para o Desenvolvimento das Ciências, entidade essa, mantenedora da Escola Bahiana de Medicina. Participou, também, da implantação da Pós Graduação na Escola Bahiana, fazendo parte da mesma.

Durante sua vida acadêmica, publicou dois livros: “Estudo Clínico da Depressão Reativa” e “Aspectos das Depressões nos Adolescentes”.

Trabalhou como médico na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, bem como exerceu durante toda sua vida a psiquiatria em seu consultório, com sucesso e repercussão nos meios médicos da Bahia.

O Prof. Norival estava viúvo, deixou três filhos, oito netos e dois bisnetos e um legado de honestidade, solidariedade e exemplo: como médico, professor, familiar e amigo.

Compartilhe: